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Tipo: Dissertação
Título: Promoção de competências infocomunicacionais: uma experiência com estudantes do ensino médio
Autor(es): Santos, Keyla Sousa
Autor(es): Santos, Keyla Sousa
Abstract: Esta dissertação tem como tema central a promoção das competências infocomunicacionais, a fim de que as pessoas saibam tratar com dois dos grandes insumos – informação e comunicação - da sociedade hodierna. Seu objetivo geral é identificar os elementos necessários para promover as competências infocomunicacionais entre estudantes do ensino médio. Os objetivos específicos são analisar os padrões, programas e modelos de formação em competências infocomunicacionais existentes no Brasil e promovidos por instituições supranacionais; desenvolver um modelo de promoção das competências infocomunicacionais voltado para os estudantes ensino médio; e experimentar o modelo de promoção das competências infocomunicacionais com os estudantes do ensino médio. Tem-se, portanto, uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Para alcançar os objetivos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, documental, bem como a experimentação do modelo de ensino elaborado. A experiência foi composta por três momentos distintos: busca e análise de experiências similares; elaboração de um modelo de promoção para competências; e aplicação do modelo com alunos da última etapa da educação básica. Foram recuperados 14 documentos e a fim de analisa-los, utilizou-se os parâmetros as categorias das competências infocomunicacionais elaborado por Borges (2018). Elencados os fatores necessários para a elaboração de um modelo de ensino em competências infocomunicacionais, realizou-se, através da plataforma Moodle, a sua experimentação com 23 estudantes de duas escolas, sendo uma pública e outra privada, da cidade de Salvador. Para esta etapa do trabalho, utilizou-se a metodologia de investigação e pesquisa conhecida como Design-Based Research (DBR), nomeada no Brasil como pesquisa de desenvolvimento ou pesquisa-aplicação. Com a experiência vivenciada, julga-se como substancial a promoção de mais ações práticas de modo que as competências sejam melhor desenvolvidas e aperfeiçoadas e almeja-se adequar e melhorar a aplicabilidade dos conteúdos do curso de acordo com a realidade dos grupos participantes, bem como a forma como as instituições de ensino poderiam implantá-lo no seu currículo pedagógico.
This dissertation has as its central theme the promotion of infocommunication skills, so that people can deal with two of the great inputs - information and communication - of today's society. Its general objective is to identify the elements necessary to promote infocommunication skills among high school students. The specific objectives are to analyze the standards, programs and models of training in infocommunicational competences existing in Brazil and promoted by supranational institutions; develop a model for the promotion of infocommunication competences aimed at high school students; and to experiment with the model of promoting infocommunication skills with high school students. Therefore, there is a qualitative research of an applied nature. To reach the objectives, a bibliographical, documentary research was carried out, as well as the experimentation of the elaborated teaching model. The experience was composed of three distinct moments: search and analysis of similar experiences; development of a competency promotion model; and application of the model with students of the last stage of basic education. Fourteen documents were retrieved and in order to analyze them, the parameters of the categories of infocommunication competences elaborated by Borges (2018) were used. With the necessary factors for the elaboration of a model of teaching in infocomunicacionales competences, it was realized, through the platform Moodle, its experimentation with 23 students of two schools, being one public and another private, of the city of Salvador. For this stage of the work, we used the research and research methodology known as Design-Based Research (DBR), named in Brazil as a research-development or research-application. With experience, it is considered as substantial the promotion of more practical actions so that the competences are better developed and improved and it is desired to adapt and improve the applicability of the contents of the course according to the reality of the participating groups, as well as the way in which educational institutions could implement it in their pedagogical curriculum.
Palavras-chave: Competências infocomunicacionais
Educação básica
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29322
Data do documento: 16-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

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