Abstract: | Objetivo: descrever a comunicação de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus e investigar características associadas ao desempenho comunicativo. Método: estudo observacional exploratório, descritivo, de casuística. A população foi constituída por 165 crianças com a síndrome nascidas em Salvador, Bahia. Foram coletados dados sociodemográficos, sobre o ambiente doméstico (HOME) e sobre comunicação receptiva e expressiva (Escala Bayley III). As principais variáveis foram idade cronológica, idade desenvolvimental e diferença entre estas. As covariáveis foram sexo da criança, quem é, idade, e escolaridade do cuidador principal, sua inserção no mercado de trabalho e recebimento de auxílio no cuidado e em tarefas domésticas, além de outras crianças na residência, renda familiar e escores do HOME. Resultados: a mediana da idade cronológica foi de 20,0 meses e para idade desenvolvimental as medianas foram 7,0 meses para comunicação receptiva e 2,7 meses para comunicação expressiva. As diferenças sumarizadas entre idades cronológica e desenvolvimental foram de 11,6 meses para comunicação receptiva e 15,5 meses para a expressiva. Das 14 habilidades de comunicação receptiva esperadas, seis estiveram presentes e das 19 habilidades de comunicação expressiva esperadas, duas estiveram presentes. Características associadas a um melhor desempenho de comunicação foram: quando o cuidador exercia atividade com vínculo de trabalho ou quando este não recebia auxílio em tarefas domésticas e/ou no cuidado da criança. |