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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29222
Tipo: Dissertação
Título: Percepção de justiça organizacional: um estudo entre servidores do Instituto Gonçalo Moniz FIOCRUZ BA
Autor(es): Senna, Manuela Sousa
Autor(es): Senna, Manuela Sousa
Abstract: A presença da justiça no ambiente de trabalho alimenta a cooperação e a eficácia na realização das atividades, mantendo a confiança, onde decisões baseadas em preceitos morais diminui o risco de exploração. Considerando que a dinâmica das organizações é constituída pelas relações de trocas entre organização e trabalhadores, e que a justiça organizacional contribui para a valorização dessas relações, a presente pesquisa teve o objetivo principal de analisar a percepção de justiça organizacional entre os servidores públicos do Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz Bahia. A instituição alvo da pesquisa é uma unidade técnico-administrativa da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, fundação pública vinculada ao Ministério da Saúde, cujas atividades primordiais são pesquisa, ensino e produção de ciência e tecnologia em saúde. A presente dissertação, de caráter descritivo e composta por estudos qualitativos, iniciou com uma investigação da produção teórica e acadêmica, a partir de trabalhos realizados por pesquisadores, nacionais e internacionais, que demonstram um consenso no construto que traz três dimensões principais de justiça organizacional: a distributiva, a processual e a interacional (dividida em interpessoal e informacional). Em seguida foi realizado um mapeamento dos principais aspectos políticos legais do serviço público que possuem influência na percepção de justiça dos servidores, complementado com breve contextualização dos sistemas de governança e processos institucionais da Fiocruz e do Instituto Gonçalo Moniz. A coleta de dados foi dividida em duas etapas, a primeira utilizou a técnica do grupo focal entre servidores sem cargo de chefia, e, na segunda etapa foram realizadas entrevistas individuais com chefes de setor, sendo a análise dos dados realizada através da técnica da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a percepção da justiça distributiva está presente entre os servidores que percebem justiça no regime de contrato estatutário, onde a estabilidade é vantagem primordial, e no valor das retribuições e benefícios recebidos, determinantes para esse sentimento de justiça nas relações de trabalho. Em relação aos processos, apesar da existência de instâncias deliberativas baseadas na atuação democrática, na prática, a participação fica comprometida pelas dificuldades enfrentadas pelo servidor que deseja contribuir com os processos e decisões, pois, assim como a percepção de justiça processual, a participação diminui à medida que se afastam dos níveis hierárquicos responsáveis pela gestão dos processos decisórios. Contudo, existe um movimento da atual gestão para estimular a participação dos servidores nos processos decisórios e na construção do planejamento da instituição. Concluindo o trabalho, verificou-se que, assim como na dimensão processual, as relações interacionais são prejudicadas na proporção em que aumentam o distanciamento entre as partes. Foi relatado que, por vezes, as decisões das instâncias superiores não são discutidas previamente com os servidores afetados, diferentemente da percepção de justiça identificada nas relações interacionais com a chefia imediata e dentro das equipes de trabalho. Esse sentimento de desinformação e injustiça, foi constatado tanto em relação ao corpo Gestor, como em relação aos demais setores da instituição, cuja falta de interação, prejudicam a cooperação entre servidores e dificultam o trabalho realizado.
The application of justice in the professional environment cultivates cooperation and efficacy in the performance of its activities, maintaining the trust between the parts, creating an environment where decisions based on moral precepts decreases the risk of exploitation. Considering that the dynamics of organizations is constituted by relationships of exchange between firms and employees, and that the organizational justice contributes to the appreciation and cooperation of these relationships, the present work had as its main objective to analyse the perceptions of organizational justice among the civil servants of Gonçalo Moniz Institute /Fiocruz Bahia. The target institution of this research is a technical-administrative branch of the Oswaldo Cruz Foundation – Fiocruz, a public federal institution linked to the Ministry of Health, whose main activities are research, education and production of science and technology in health. The present work is of a descriptive nature and is composed by qualitative studies. It started with an investigation of the theoretical and academic production of the institution, using the work produced by national and international researchers who have demonstrated a consensus about a construct that involves three dimensions of organizational justice: distributive, procedural and interactional (divided in interpersonal and informational). After that, we performed a mapping of the main legal-political aspects of the public service which influence the civil servants’ understanding of justice. This was complemented by a brief contextualization of the systems of governance and institutional processes of Fiocruz and Gonçalo Moniz Institute. Data collection was split in two phases. The Focal Group technique was used among the civil servants who do not have leadership position. The second phase involved individual interviews with sector managers, and the analysis of information was made through the Content Analysis technique. The results showed that the perceptions of distributive justice is present among the civil servants, who acknowledge justice in the statutory contract regimen, where stability is the main advantage, and determining to this feeling of justice in the work relationships through the monetary retributions and benefits received. Regarding the processes, despite the existence of deliberative instances based on democratic action, in practice, the participation is compromised by the difficulties faced by the civil servant who wishes to contribute to the processes and decisions. In the same way that happens with the perceptions of processual justice, the participation decreases with the distance from the hierarchical levels responsible for the decision making. However, there is an indication from the present management towards encouraging more participation of the civil servants in the decision-making processes and elaboration of the strategic planning of the institution. In the conclusion of this work it was noted that, as it happens in the processual dimension, the interactional relationships are damaged as the distance between the parts increase. It was reported that, sometimes, decisions made by superior instances are not discussed beforehand with the affected civil servants, differently to the perceptions of justice identified in the interactional relationships with the immediate superiors and within working teams. This feeling of lack of information and injustice was observed both in relation to the Management team and in relation to the other sectors of the institution, whose lack of interaction damages the cooperation between civil servants and hinder the work performed
Palavras-chave: Percepção de justiça organizacional
Gestão de pessoas
Administração pública
Gestão de pessoas no serviço público
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29222
Data do documento: 8-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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