Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28946
Tipo: Tese
Título: Epidemiologia das concentrações séricas de vitamina D, determinantes sociais e genéticos em gestantes usuárias da Estratégia de Saúde da Família: efeitos em desfechos neonatais.
Autor(es): Santos, Marcos Pereira
Autor(es): Santos, Marcos Pereira
Abstract: O peso ao nascer e a duração da gestação são indicadores da saúde global, por ser reflexo de condicionantes de vida de uma população, além de consistirem em importantes desfechos gestacionais. A inadequação destes indicadores encontra-se associado com a morbimortalidade infantil e possui relação com determinantes sociais e biológicos maternos. Desta forma, o objetivo desta tese foi avaliar o efeito da concentração sérica de vitamina D, da assistência pré-natal, dos determinantes sociais e genéticos maternos em desfechos neonatais. Quatro artigos e uma comunicação científica compõe a tese. O primeiro estudo avaliou a prevalência e a distribuição espacial de deficiência e insuficiência de vitamina D na população do Brasil permitindo conhecer a distribuição da deficiência também em gestantes, por meio de uma revisão sistemática e metanálise de estudos observacionais, identificando a prevalência de 28.16% (IC 95%: 23.90 32.40) de deficiência de vitamina D na população brasileira e de 33.10 % (8.84, 57.76) em gestantes. O segundo artigo avaliou o efeito da concentração sérica de vitamina D, do acompanhamento pré-natal e dos determinantes sociais no peso ao nascer de uma coorte composta por 329 gestantes usando a técnica de path analysis. Os resultados desse artigo registram 21% de deficiência de vitamina D em gestantes e associa o aumento nas concentrações maternas de vitamina D com o aumento do peso ao nascer, assim como a realização do acompanhamento pré-natal. Além destes, a baixa classe socioeconômica e a escolaridade materna foram associados ao aumento de peso ao nascer. O terceiro artigo avaliou a associação entre os polimorfismos rs7975232 – Taq I e rs731236-Apa I do gene VDR e a concentração de vitamina D em gestantes e desfechos ao nascer usando a regressão linear múltipla. Os resultados desse artigo indicam que o perfil genético materno do TaqI se associou com as concentrações elevadas de vitamina D e protegeu contra a parto prematuro, enquanto o genótipo do ApaI diminuiu a duração adequada da gestação e o peso ao nascer. No quarto artigo, avalia-se o risco da deficiência da vitamina D em gestantes promover a ocorrência de obesidade na infância usando um estudo de revisão sistemática com estudos de coorte. Os resultados desse artigo indicam que a deficiência materna de vitamina D elevou o risco de obesidade infantil. Na quinta publicação, discute-se a suplementação de vitamina D na gestação e resultados adversos à saúde da criança. Em síntese, os resultados desta tese indicam que a vitamina D, o gene VDR materno e os determinantes sociais são preditores do crescimento intrauterino, exercendo efeito nos desfechos gestacionais. Além disso, a deficiência de vitamina D aumentou o risco de sobrepeso/obesidade na infância. E, indica que o pré-natal, é lócus para a prevenção de distúrbios nutricionais e promoção da saúde da mulher e da criança.
Palavras-chave: Peso ao nascer
Vitamina D
Epidemiologia
Cuidado Pré-natal
Saúde Pública
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pos Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28946
Data do documento: 20-Mar-2019
Aparece nas coleções:Tese (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Marcos Pereira Santos. 2017.pdf4,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.