https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28879
Tipo: | Tese |
Título: | Uma porta entreaberta: um estudo sobre Elvira Foeppel e Rachel Jardim |
Autor(es): | Mazzoni, Vanilda Salignac de Sousa |
Autor(es): | Mazzoni, Vanilda Salignac de Sousa |
Abstract: | Esta tese Uma porta entreaberta: um estudo sobre Elvira Foeppel e Rachel Jardim, visa com o título delinear e fazer uma leitura da produção das duas autoras entre os anos 1940-1960 no Brasil. Tanto as produções da baiana Elvira Foeppel (1923-1998) quanto da mineira Rachel Jardim (1926-) ficaram submersas nas Histórias da Literatura, principalmente por duas questões: primeiro, tratavam de assuntos referentes ao cotidiano e às questões da condição da mulher no mundo, segundo, o formato e o hibridismo de gêneros literários por elas escolhidos não fizeram parte do recorte estético selecionado pelos críticos e historiadores como representação da época. Outro fator ocorre na abordagem escolhida, historiografia literária “oficial” que se mostra bastante rarefeita no estudo desta perspectiva intimista no período de transição entre as décadas de 40 a 60, inclusive abrindo pouco espaço para as experimentações que irão culminar na consagração de Clarice Lispector nos anos 70. O objetivo da tese é mostrar que há uma lacuna na historiografia literária brasileira do período, inclusive no que diz respeito à produção de textos de autoria feminina publicados entre os anos 40 e 60, portanto, não contemplando os temas urbanos que começam a emergir na época. La thèse Uma porta entreaberta: un estudo sobre Elvira Foeppel e Rachel Jardim (Une porte entrouverte: une étude sur Elvira Foeppel et Rachel Jardim) se donne pour but avec son titre d'esquisser et de faire une lecture de la production de deux auteures qui ont vécu l'atmosphère existentialiste de l'après-guerre (1940-1960) au Brésil. Les productions d'Elvira Foeppel, originaire de Bahia (1923-1998), et de Rachel Jardim (1926-), née au Minas Gerais, ont été obnubilées dans les Histoires de la littérature pour deux raisons principales: d'abord, elles touchaient à des sujets du quotidien et aux questions relatives à la présence de la femme dans le monde; ensuite, le format et l'hybridisme des genres littéraires qu'elles ont choisis n'appartenaient pas au choix esthétique des critiques et des historiens de l'époque. On a privilégié l'étude des relations de genre et les théories féministes après la relecture de l'historiographie littéraire "officielle" qui est assez raréfiée sur cette période de transition, y inclus le peu d'espace consacré aux expérimentations qui culmineront avec la consécration de Clarice Lispector aux années 70. L'objectif de la thèse est de montrer ainsi l'existence d'une lacune dans l'historiographie littéraire brésilienne de cette période en ce qui concerne la production de textes écrits par des femmes et publiés entre les années 40 et 60. |
Palavras-chave: | Literatura Brasileira Literatura de Autoria Feminina Historiografia Literatura Feminista Gênero Crítica Littérature brésilienne Littérature féminine Historiographie Littérature féministe Genre Critique |
CNPq: | Lingüística, Letras e Artes |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28879 |
Data do documento: | 18-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLL) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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