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Title: As (re)ssignificações da Análise Cognitiva na formação de analistas cognitivos no DMMDC
Authors: Moreira, Lisiane Weber
???metadata.dc.contributor.advisor???: Oliveira, Eduardo David de
Keywords: Análise Cognitiva;Construção do Conhecimento;Multirreferencialidade;Mundo do trabalho;Processo cognitivo;Conhecimento e aprendizagem
Issue Date: 13-Mar-2019
Abstract: Esta tese resulta de um estudo em torno da Análise Cognitiva e da perspectiva de formação do Analista Cognitivo no processo de construção do conhecimento no curso de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) na Universidade Federal da Bahia. O propósito foi pesquisar junto aos egressos do curso, na dinâmica do seu desenvolvimento, numa perspectiva complexa e multirreferencial, as contribuições do currículo do curso para a formação deste novo trabalhador do conhecimento. Os grandes desafios da Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem, que está na base da construção do conhecimento e da comunicação, são alicerces de uma nova sociedade globalizada que se apoia na inovação, na ciência e na tecnologia e, tem o conhecimento como um bem flexível, sempre em expansão e em mudança. Refletimos então sobre a formação deste profissional, o Analista Cognitivo. No itinerário formativo dos egressos no curso pontuamos as contribuições na perspectiva curricular do curso de doutorado para uma prática reflexiva no processo construtivo do conhecimento para atuação no mundo do trabalho. Utilizamos como caminho metodológico a abordagem da pesquisa qualitativa sob o viés da análise cognitiva e sua representação em forma de síntese cognitiva para os achados da pesquisa. Tendo como base teórica os princípios da Análise Cognitiva, busca-se mapear como se apresentam, sob o paradigma da complexidade e da multirreferencialidade, as motivações intrínsecas e extrínsecas desse processo formativo e como contribuem para a difusão do conhecimento no atual mundo do trabalho. Os resultados obtidos na pesquisa revelam que no processo construtivo do Itinerário Formativo do Analista cognitivo o DMMDC contribui para a abertura de novas formas de produzir conhecimento na sociedade da aprendizagem, promovendo a difusão do conhecimento no mundo do trabalho.
ABSTRACT - This thesis results from a study about Cognitive Analysis and the perspective of the Cognitive Analyst's formation in the process of knowledge construction in the Multi-institutional and Multidisciplinary Doctoral Degree in Knowledge Diffusion (DMMDC) of the Federal University of Bahia-UFBA. The purpose of this course was to investigate the contributions of the curriculum of the course to the formation of this new knowledge worker along with the graduates of the course, in the dynamics of their development, in a complex and multireferential perspective. The major challenges of the Information Society, Knowledge and Learning, which is the basis of the construction of knowledge and communication, are the foundations of a new globalized society that relies on innovation, science and technology and has the knowledge as flexible tool, ever expanding and changing. We then reflect on the training of this professional, the Cognitive Analyst. In the formative itinerary of the graduates of the course, we point out the contributions in the curricular perspective of the doctoral course for a reflective practice in the constructive process of knowledge for action in the world of work. We used as a methodological strategy the qualitative research approach under the bias of cognitive analysis and its representation in a cognitive synthesis form for the research findings. Based on the principles of Cognitive Analysis, we seek to map how the intrinsic and extrinsic motivations of this formative process are presented and how they contribute to the diffusion of knowledge in today's world of work under the paradigm of complexity and multi-referentiality. The results obtained in the research reveal that in the constructive process of the Formative Itinerary of the cognitive Analyst the DMMDC contributed to the opening of new ways of producing knowledge in the learning society, promoting the diffusion of knowledge in the world of work.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28797
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