Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28726
Tipo: Dissertação
Título: Marialis cultus : Representações de Maria na dramaturgia hagiográfica Portuguesa quinhentista
Autor(es): Cerqueira, Verônica Cruz
Autor(es): Cerqueira, Verônica Cruz
Abstract: Esta dissertação orienta-se pelo objetivo de se estudar como a figura de Maria é representada na literatura dramática portuguesa quinhentista, para além da figura de Gil Vicente, a fim de lançar luz sobre as obras dos dramaturgos hagiográficos: Afonso Álvares, Antônio de Portoalegre, Baltasar Dias, Fernão Mendes e Francisco da Costa. Buscar-se-á verificar como Nossa Senhora é retratada por aqueles dramaturgos e discutir como se dá o diálogo dela com as demais personagens presentes nas narrativas hagiográficas, além de apresentar como seu culto torna-se a expressão e reafirmação dos dogmas católicos neste período. Para isso analisaremos as peças a partir do ponto de vista da personagem mariana, visto que em conformidade com Renata Pallottini (1989) as personagens são o eixo central da peça e é em torno delas que a narrativa dramática se constrói. Desse modo, elegemos um corpus de análise que compreende o mesmo período histórico, com temáticas que se aproximam: Auto de Santiago e Auto de Santo Antônio, de Afonso Álvares; Pranto de Nossa Senhora caminho do Monte Calvário, de Antônio de Portoalegre; Auto do Nascimento, de Baltasar Dias; Nascimento de São João e Visitação de Santa Isabel, de Fernão Mendes e A Conceição de Nossa Senhora, de Francisco da Costa. Nesse sentido, o diálogo existente entre os autos possibilita uma visão mais abrangente de como se deu na cena ibérica de tradição medieval a representação mariana.
Esta disertación se guía por el objetivo de estudiar cómo la figura de María está representada en la literatura dramática portuguesa quinhentista, además de la figura de Gil Vicente, con el fin de arrojar luz sobre las obras de los dramaturgos hagiográficas: Afonso Álvares, Antônio de Portoalegre, Baltasar Dias, Fernão Mendes y Francisco da Costa. Trataremos de ver cómo Nuestra Señora es retratada por esos dramaturgos y discutir cómo dialoga con los otros personajes presentes en las narrativas hagiográficas, así como presentando cómo su culto se convierte en la expresión y reafirmación de los dogmas católicos en este período. Para ello vamos a analizar las piezas desde el punto de vista del personaje de María, ya que de acuerdo con Renata Pallottini (1989) los personajes son el eje central de la pieza y es alrededor de ellos donde se construye la narrativa dramática. Así, elegimos un corpus de análisis que comprende el mismo período histórico, con aproximación temática: Auto de Santiago y Auto de San Antonio, por Afonso Álvares; Llanto de Nuestra Señora camino del Monte Calvario, por Antônio por Portoalegre; Auto del Nacimiento, de Baltasar Dias; Nacimiento de San Juan y visitación de Santa Isabel, por Fernão Mendes y La Concepción de Nuestra Señora, por Francisco da Costa. En este sentido, el diálogo existente entre los autos permite una visión más completa de cómo se dio en la escena ibérica de tradición medieval la representación de María.
Palavras-chave: Marialis Cultus
Dramaturgia Hagiográfica
Literatura Portuguesa Quinhentista
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28726
Data do documento: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Verônica Cruz Cerqueira_Versão Final.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.