Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28684
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação de sorventes naturais para remediação de petróleo derramado em águas marinhas costeiras: o estado da arte e um estudo de caso aplicado
Autor(es): Cardoso, Célia Karina Maia
Cardoso, Rebeca da Paixão Gomes
Moreira, Ícaro Thiago Andrade
Autor(es): Cardoso, Célia Karina Maia
Cardoso, Rebeca da Paixão Gomes
Moreira, Ícaro Thiago Andrade
Abstract: A utilização do petróleo traz inúmeros benefícios à sociedade, porém sua produção, transporte e armazenamento podem ocasionar diversos impactos ao meio ambiente. Atualmente alguns métodos são aplicados na tentativa de solucionar ou amenizar os impactos gerados por este contaminante. Entretanto o uso destas técnicas pode ser nocivo ao meio ambiente. Este artigo traz como objetivo, sintetizar o uso de técnicas remediadoras ressaltando a utilização de sorventes através de um estado da arte. Destaca-se ainda, a avaliação e análise da fibra de coco e capilar como um artifício alternativo de limpeza das águas costeiras contaminadas pelo óleo.
Palavras-chave: Petróleo
Remediação
Hidrocarbonetos
Impactos
Fibra de coco
Fibra capilar
Sorventes
Limpeza
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIFACS
Citação: CARDOSO, Célia Karina Maia; CARDOSO, Rebeca da Paixão Gomes; MOREIRA, Ícaro Thiago Andrade. Avaliação de sorventes naturais para remediação de petróleo derramado em águas marinhas costeiras: o estado da arte e um estudo de caso aplicado. Seminário Estudantil de Produção Acadêmica, 16., p. 178-197, 2017. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/view/5006/3300. Acesso em: 21 fev. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28684
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (POSPETRO)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.