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Title: Identidades trans* em Candomblés de Salvador: entre aceitações e rejeições
Authors: Dias, Claudenilson da Silva
???metadata.dc.contributor.advisor???: Araújo, Janja
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Colling, Leandro
Keywords: Candomblé;Transexualidade;Travestilidades;Feminismos;Teoria Queer;Transsexuality;Travestilities;Feminisms;Queer Theory
Issue Date: 14-Feb-2019
Abstract: Este trabalho, de inspiração feminista e das dissidências sexuais e de gênero, analisa as relações estabelecidas entre pessoas trans* e as demais pessoas adeptas de três comunidades-terreiros de Candomblé localizados em Salvador e região metropolitana/RMS. O texto, a partir das narrativas das pessoas trans*, problematiza a forma como as sociabilidades trans* se organizam em torno das comunidades-terreiros e também analisa as tensões existentes nos movimentos sociais LGBTs e Feministas em relação às identidades de gênero não hegemônicas. Utilizamos entrevistas em profundidade para dialogar com um corpo teórico feminista, queer e decolonial. A análise dos dados se organizou diante de eixos temáticos: interrelações nas comunidades-terreiro, ritos e rituais vestuário e trânsito intrareligioso. O trabalho aponta, em linhas mais gerais, como ocorrem as exclusões e a pseudo-aceitação das pessoas trans* que se dirigem às comunidades-terreiros. Para promover as exclusões, são acionadas premissas dos processos tradicionais da religiosidade e a pseudo-aceitação está ligada a um projeto silencioso de apagamento das identidades trans*, intensificado por modos normativos de se compreender tais identidades de gênero.
This work, inspired on feminisms and sexual and gender dissidences, analyses the relationships established between trans* people and the other people belonging to 3 Candomblé communities-'terreiros' located in Salvador and its greater area. The text, composed of trans* people's narratives, problematizes the ways in which trans* sociabilities organize themselves around the communities-'terreiros' and also analyses the existing tensions within LGBT and feminist social movements regarding no-hegemonic gender identities. We conducted in-depth interviews in order to dialogue with a feminist, queer, decolonial theoretical body. Data analysis was organized in the following thematic axis: inter-relationships within the communities-'terreiros', rites and rituals, clothing and intrareligious transits. The work points out, in more general lines, how exclusions and pseudo-acceptance are directed towards trans* people who seek out the communities-'terreiros'. In order to promote such exclusions, assumptions about the traditional processes within the [religiosity] are summoned, and the pseudo-acceptance is connected to a silent project of erasure of trans* identities which is intensified by normative ways to comprehend these gender identities.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28601
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