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Title: Sociedade Filarmônica 25 de Março: a prática do mestre de banda na reedificação de uma instituição sesquicentenária
Authors: Junior, Antonio Carlos Batista Neves
???metadata.dc.contributor.advisor???: Brandão, José Maurício Valle
Keywords: Banda (Música);Musica - instrução e ensino;Mestre de Banda;Feira de Santana
Issue Date: 5-Feb-2019
Abstract: A Sociedade Filarmônica 25 de Março, fundada em 1868, é a banda mais antiga em atividade no estado da Bahia. O presente trabalho é o relato da minha experiência enquanto mestre na reconstrução da escola e banda de música da entidade. Descrevo a trajetória desde a minha iniciação musical, passando pelo ingresso na Escola de Música UFBA até o meu retorno a cidade de Feira de Santana para o trabalho na filarmônica. No corpo do texto há um breve histórico das origens da urbe feirense e da cultura de bandas de música pré fundação da “Vinte e Cinco”. Em seguida um histórico da referida filarmônica desde sua fundação, passando pela importância sócio cultural e período de decadência, até o restabelecimento com a fundação da Escola de Música Maestro Estevam Moura em 2014. Dentro desse tema, é apresentado o processo de formação dos jovens, ingresso na banda de música e como os valores simbólicos, intercâmbio com músicos veteranos e profissionais e as apresentações auxiliam na formação no perfil do músico atuante da Sociedade Filarmônica 25 de Março.
The Sociedade Filarmônica 25 de Março (March 25th Philharmonic Society), established in 1868, is the oldest band still active in the state of Bahia. The present work is the report of my experience as a teacher in the reorganization of the Society’s school and music band. It describes my personal trajectory from early musical studies, along with the college activities in the School of Music at UFBA, until my return to the city of Feira de Santana to work with the philharmonic. The text presents: a brief history of the origins of the city of Feira de Santana and the culture of music bands before the Sociedade Filarmônica 25 de Março, a history of the philharmonic since its foundation, its socio-cultural importance, its decline period, until its restoration with the establishment of the School of Music Maestro Estevam Moura in 2014. Within this subject, the work talks also about the young people’s educational process, their exchange experiences with veteran and professional musicians, the music band as a symbolic value, and how the performances may have contributed to the active musician’s profile in the course of the Sociedade Filarmônica 25 de Março’s restoration.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28528
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