Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28392
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resultados preliminares no desenvolvimento de cultivares da mamona na fitorremediação de solo contaminado por metais pesado
Título(s) alternativo(s): Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento
Autor(es): Moreira, Ícaro Thiago Andrade
Paixão, Carla Marques
Anjos, José Ângelo Sebastião Araújo
Sarno, Luciana Neves
Autor(es): Moreira, Ícaro Thiago Andrade
Paixão, Carla Marques
Anjos, José Ângelo Sebastião Araújo
Sarno, Luciana Neves
Abstract: - A fitorremediação é uma das ferramentas da biotecnologia, que utiliza sistemas vegetais para: degradar; extrair, conter, ou imobilizar contaminantes do solo e da água. O intuito deste trabalho é avaliar em casa de vegetação a eficiência de alguns cultivares da Mamona (Ricinus communis, L.) como fitorremediadores, em solos contaminados por metais pesados da área da empresa Plumbum Ltda., em Santo Amaro da Purificação (BA). Foram coletados 3 pontos de amostras de solo na área de estudo e à 6Km da fábrica, foram homogeneizados, constituindo dois tratamentos de solo: contaminado e controle. Com um mês de desenvolvimento a cultivar Pernambucana demonstra ser menos sensível a contaminação e ao tipo de solo em relação à cultivar Nordestina, devido ao tamanho e ao tempo de crescimento. Após o período de três meses as cultivares serão encaminhadas ao laboratório para analisar teores de Chumbo e Cádmio. A escolha da mamona é de grande relevância, já que após seu cultivo no local, poderá ser reutilizada na produção do biodiesel, que hoje é um dos principais interesses econômicos nacionais.
Palavras-chave: Mamona - Cultivo
Fitorremediação - Biotecnologia
Santo Amaro (BA) - Contaminação do solo - Metais pesados
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: EMBRAPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28392
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (POSPETRO)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.