Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27626
Tipo: Dissertação
Título: O emprego do ferro na arquitetura da Cidade de Salvador entre os anos de 1808 e 1939: estudo e contribuições para intervenções de restauro
Autor(es): Machado, Elias José de Almeida
Autor(es): Machado, Elias José de Almeida
Abstract: Esta dissertação trata do emprego do ferro, na arquitetura soteropolitana entre os anos de 1808 e 1939. Nesse período, demarcado pela vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil e pelos conflitos que deflagraram a Segunda Grande Guerra Mundial, foram empregados, fartamente, nas construções soteropolitanas, artefatos de natureza siderúrgica. Estes artefatos, representados por perfis estruturais, escadas, pilares, chafarizes, portões e gradis, ajudam a compreender a sociedade, a economia e a arquitetura soteropolitana daquele período. Apesar da importância desses artefatos, poucos estudos foram realizados e pouco foi feito para a sua preservação. Se essa inércia continuar, em anos, tais exemplares, não mais existirão e deles não restará sequer a memória. Assim, o objetivo principal deste trabalho é a produção de estudo que colabore com a preservação e com a perpetuação da memória dessas peças. Para tanto, a metodologia empregada contemplou atividades documentais e estudos tecnológicos. De caráter documental, foram realizados levantamentos cadastrais, fotográficos, pesquisas em arquivos e em iconotecas. Os dados coletados revelaram nuances ligadas ao fabrico, ao comércio e às técnicas construtivas empregadas na utilização dos citados artefatos. Parte desses dados foi compilada para a produção do Apêndice A “Catálogo das obras estudadas”, e a partir deles, foi proposta a ficha para inventário apresentada no Apêndice B “Proposta de ficha para inventário”. Os estudos tecnológicos voltaram-se para a identificação das ligas metálicas, dos agentes de degradação, das patologias que acometem os artefatos construtivos siderúrgicos e para a caracterização química e física de alguns dos exemplares estudados. Para essa caracterização, em laboratório, foram realizadas análises metalográficas, microscopia eletrônica de varredura, análises químicas semi-qualitativas, e ensaios de massa unitária. Foram ainda discutidas e propostas intervenções de restauro e de preservação para os bens siderúrgicos de maneira geral. Pelas atividades desenvolvidas, o trabalho produzido serve como registro das técnicas e dos artefatos siderúrgicos empregados na arquitetura de Salvador entre 1808 e 1939, e pode subsidiar as intervenções de restauro e de conservação a serem executadas nessas peças ou em similares.
Palavras-chave: Arquitetura do Ferro
Salvador, BA
Siderurgia
História da Arquitetura
Restauração
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGAU
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27626
Data do documento: 5-Out-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARQUIVO PARA GRAVAR NO CD PDF DEFINITIVO ELIAS DISSERTAÇÃO FINAL.pdf23,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.