Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27560
Tipo: Tese
Título: Orquestra de Metais Lyra Tatuí: a trajetória de uma prática musical de excelência e a incorporação de valores culturais e sociais
Autor(es): Soares, Adalto
Autor(es): Soares, Adalto
Abstract: Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso da Orquestra de Metais Lyra Tatuí, desde sua fundação, em 2002, na cidade de Tatuí, interior do Estado de São Paulo, até o término de suas atividades, em 2015. Busca-se abranger os processos educativos nas práticas sociais, tendo em vista a participação dos alunos/músicos nas aulas coletivas e ensaios do grupo, bem como analisar a forma de como são transmitidas as informações pedagógicas, musicais e culturais. Os estudos de caso sobre agrupamentos musicais mostram-se relevantes, devido à contribuição significativa na formação musical de muitos jovens que procuram, nas manifestações musicais, o seu aprendizado. A inclusão de novos grupos, bem como novos membros a esse panorama, tem resultado tanto no futuro de profissionais como instrumentistas, como também nas experiências de convívio coletivo, aceitando o próximo como indivíduo de igual importância no contexto social, sendo ele próprio, transformador e multiplicador de conceitos éticos e morais. Há também a intenção de contribuir com a formação e divulgação de material pedagógico, a fim de auxiliar novos grupos musicais, à medida que essa experiência aponta erros e acertos em suas experimentações didáticas. Dessa forma, entre os objetivos desse estudo, constam a análise e a apresentação dos resultados dos estudos coletivos, dos ensinamentos técnico-musicais e culturais, bem como os estudos interpretativos de todo o repertório utilizado pelo grupo. Nesse aspecto, objetiva-se, especificamente, estabelecer um parâmetro de assimilação de conteúdo transmitido em aulas e ensaios; fornecer material pedagógico específico para o ensino de metais, tal qual os elaborados para os trabalhos com a Lyra; demonstrar a eficácia do estudo coletivo e descrever os processos de aprendizagem em práticas sociais. A fim de atender a cada um dos pontos apresentados, faz-se uma breve apresentação da história das bandas no Brasil e, em seguida, apresentam-se mais detalhadamente todos os passos que suscitaram na formação da Orquestra de Metais Lyra Tatuí, objeto desse estudo.
Palavras-chave: Banda
Banda Marcial
Orquestra
Metais e Percussão
Ensino Coletivo de Música
Práticas Sociais
CNPq: Música
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27560
Data do documento: 1-Out-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Orquestra de Metasi Lyra Tatuí.pdf17,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.