Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27325
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma diáspora transatlântica nas manchetes de jornal: análise das representações ciganas nos impressos de maior circulação da Bahia
Autor(es): Andrade, Virgínia Nunes
Autor(es): Andrade, Virgínia Nunes
Abstract: Esta monografia tem o intuito de identificar, através da análise comparativa entre dois casos, como os seriados Heroes e Grey’s Anatomy utilizam as potencialidades apresentadas pelo modo de narrar transmidiático, caracterizado pela ampliação da narrativa em diferentes plataformas midiáticas, construindo uma complexa rede de produtos. Para tanto, tomamos o conceito de transmedia storytelling de Henry Jenkins, a classificação de tipos de produtos transmidiáticos de Carlos A. Scolari e as contribuições acerca do formato seriado no contexto norte-americano de Jason Mittel, por entender que as pesquisas desses autores constroem premissas básicas para a compreensão do objeto aqui em estudo. Descrevemos o modo de construção da narrativa transmidiática de cada seriado, diferenciando-as quanto à relação que se estabelece entre a narrativa central, representada pelo seriado televisivo, e seus desdobramentos narrativos em outras plataformas midiáticas. Ao longo da pesquisa, chegamos a compreensão de que características como a sofisticação do mundo ficcional, associação de gêneros e diversidade de níveis de leitura podem facilitar a fragmentação de uma narrativa em diferentes plataformas midiáticas.
Palavras-chave: Ciganos
Representação
Imprensa
Bahia
A Tarde
Correio
País: brasil
Sigla da Instituição: Facom
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27325
Data do documento: 12-Set-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA REPRESENTAÇÃO CIGANA.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.