Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27248
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fatores determinantes da evidenciação das mudanças climáticas nas empresas brasileiras participantes do Carbono Disclosure Project (CDP)
Autor(es): Faria, Juliano Almeida de
Andrade, José Célio Silveira
Gomes, Sônia Maria da Silva
Autor(es): Faria, Juliano Almeida de
Andrade, José Célio Silveira
Gomes, Sônia Maria da Silva
Abstract: As mudanças climáticas [MC] vêm sendo estudadas sob diversas perspectivas devido seu impacto no nosso dia a dia. Tais impactos previstos na cadeia produtiva e de consumo no curto prazo provocam alterações nas empresas pois podem comprometer a sobrevivência das empresas no longo prazo. Para preservar a continuidade das atividades as empresas buscam evidenciar as ações voluntárias (como responder ao questionário do CDP) e obrigatórias por acreditar na, cada vez maior, cobrança da sociedade pelo amplo conhecimento das suas práticas diante das MC. Entender quais as determinantes destas práticas ajuda a contribuir no processo de evidenciação das empresas diante das MC. O objetivo geral desta pesquisa é identificar os fatores determinantes da evidenciação voluntária de informações sobre enfrentamento das MC, do ponto de vista de especialistas e gestores brasileiros. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, descritiva, com levantamento entre gestores e especialistas na área com auxílio da análise estatísticas (Mann-Whitney test) para comparativo de médias. Os resultados demonstram que 32 fatores identificados são determinantes, em diferentes graus, para a evidenciação das MC e, destes, 19 são estatisticamente significantes entre gestores e especialistas, sendo os três mais determinantes: estratégia de MC, pressão dos stakeholders e gestão de risco ambiental.
Palavras-chave: Evidenciação
Mudanças climáticas
Determinantes
Carbon Disclosure Project [CDP]
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Claudia Terezinha Kniess
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27248
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.