Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27235
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jornalismo custe o que custar uma análise sobre o cenário de disputa entre os discursos legitimadores da ideologia jornalistica contemporânea
Autor(es): Texeira, Raíza Rosa
Autor(es): Texeira, Raíza Rosa
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar o cenário de disputa entre os discursos legitimadores da ideologia jornalística na contemporaneidade, bem como identificar os deslocamentos de significados dos valores jornalísticos que configuram essa ideologia profissional, através da análise dos discursos sobre o programa CQC, da Rede Bandeirantes de Televisão, proferidos por jornalistas, críticos de televisão e pelos mediadores do programa em sites e blogs, reconhecidos como representativos do campo jornalístico ou assinados por jornalistas e vinculados a temas como mídia, cultura e a comunicação. Desde a sua estreia, o CQC tem potencializado a polêmica sobre a relação entre jornalismo e entretenimento por utilizar, como estratégia midiática, os recursos do entretenimento para fazer jornalismo. Tal polêmica nos instiga a observar não apenas os discursos de convergência que sublinham traços da identidade comuns, reconhecidos socialmente e legitimados pelos jornalistas como próprios do jornalismo moderno, mas também os emergentes, aqueles que ainda não se cristalizaram em ideologias, convenções, ou normas. Para tanto, utilizamos como referencial o conceito teóricometodológico de Estrutura de Sentimento de Raymond Williams.
Palavras-chave: Ideologia jornalistica
Jornalismo
Infotenimento
CQC
CNPq: Comunicação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Jornalismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27235
Data do documento: 4-Set-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia Raíza Rocha.pdf582,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.