DSpace

RI UFBA >
Escola de Belas Artes >
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) >
Dissertações de Mestrado (PPGAV ) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27200

Title: Interseção entre arte-educação, animação e design emocional: recomendações voltadas à criação de animações para a educação infantil
Authors: Sales, Edson Nascimento
???metadata.dc.contributor.advisor???: Mariño, Suzi Maria de Carvalho
Keywords: Design;Arte-educação;Animações;Tecnologias educacionais;Recomendações
Issue Date: 3-Sep-2018
Abstract: A área de novas tecnologias educacionais tem crescido rapidamente. Entre os fatores responsáveis por esse crescimento evidencia-se a diversidade e a possibilidade de integração proporcionada entre o campo tecnológico e os métodos educacionais. Ao considerar os diversos materiais disponíveis, aqui destaca-se os desenhos animados. No entanto, é de conhecimento que o desenvolvimento desse tipo de material requer colaboração efetiva entre o design e o campo educacional. Este estudo traz uma investigação sobre as contribuições e como guiar o desenvolvimento de animações para crianças na arte-educação através de recomendações. Realizou-se uma série de pesquisas sobre arte-educação, animações e design emocional para coletar o que já foi desenvolvido cientificamente, os resultados apresentam tópicos que dizem respeito à importância da arte-educação dentro do desenvolvimento do indivíduo, a relação das novas tecnologias com a educação, as contribuições da animação para a educação infantil, lacunas no design de animações para a educação e a construção de recomendações baseadas no design emocional para a criação desse material.
The area of new educational technologies has grown rapidly. Among the factors responsible for this growth is evidenced the diversity and the possibility of integra-tion provided between the technological field and the educational methods. When considering the various materials available, here are the cartoons. However, it is well known that the development of this type of material requires effective collabora-tion between design and the educational field. This study brings an investigation into contributions and how to guide the development of animations for children in art education through recommendations. A series of researches on art education, animation and emotional design have been carried out to collect what has already been scientifically developed. The results present topics related to the importance of art education in the development of the individual, the relation of new technologies with education, the contributions of animation to early childhood education, gaps in the design of animations for education and the construction of recommendations based on the emotional design for the creation of this material.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27200
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAV )

Files in This Item:

File Description SizeFormat
edson-sales_dissertação-UFBA.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA