Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27090
Tipo: Tese
Título: Mind the gap! (Cuidado com o vão!): repercussões do homicídio entre jovens de periferia da cidade de Salvador, Bahia.
Autor(es): Santos, José Eduardo Ferreira
Autor(es): Santos, José Eduardo Ferreira
Abstract: O presente estudo lida com o fenômeno da violência que tem atingido os jovens das periferias de Salvador, tendo, como tema central a repercussão do homicídio entre jovens, ou seja, o que ocorre quando um jovem é assassinado por outro jovem de seu contexto de relações. O estudo foi sendo construído a partir da inserção etnográfica do pesquisador no contexto, e de sua interlocução com jovens da área. Reuniu-se um conjunto expressivo de dados, como entrevistas, descrições etnográficas, conversas informais, e grupos de discussão, buscando-se apontar e identificar recorrências, códigos, processos culturais e significados em torno do homicídio entre jovens e suas repercussões, que são analisados sob o prisma dos processos semióticos envolvidos em tais eventos. A tese se estrutura em quatro partes: contexto, fatos, processos e sínteses, mostrando os procedimentos utilizados na pesquisa, incluindo metodologia, técnicas, sujeitos e contexto; a etnografia da favela, com seus espaços de trânsito e a descrição de sua temporalidade, noite e dia, identificando os espaços onde ocorre a violência; as repercussões do homicídio entre jovens e as categorias utilizadas, procurando ultrapassar os fatos e delimitar os processos que estão na gênese do homicídio entre os jovens. A partir daí chegamos à descrição e análise do fenômeno, indicando suas características, gradações e repercussões, assim como a sua incidência, pois cada homicídio traz uma gama de repercussões em vários níveis e modos sobre o contexto de desenvolvimento dos habitantes da periferia. Por trás de cada homicídio há uma história de exclusão que leva os jovens à marginalização, que está relacionada ao tráfico de drogas e à posse de armas, e que nos últimos anos vem se alastrando de forma cada vez mais capilar pelas periferias de Salvador. Há na tese uma centralidade dos processos semióticos de como ocorrem os homicídios e suas teias de significações, ultrapassando a mera descrição. No estudo algumas categorias são discutidas e analisadas, como as repercussões do homicídio entre os jovens, nas famílias e o bairro, trajetórias, genealogia e continuum de marginalização, o desterro e desterro internalizado, os estigmas, o vingador , o ciclo de mortes, a inversão da sociabilidade e o homicídio das jovens.
Palavras-chave: homicídio entre jovens
repercussões do homicídio
violência
família
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pos Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27090
Data do documento: 27-Ago-2018
Aparece nas coleções:Tese (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE José Eduardo Ferreira Santos.pdf4,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.