Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27074
Tipo: Tese
Título: O contexto local, a organização da atenção primária e a implementação de redes integradas de atenção à saúde: resultados da avaliação de dois estudos de caso.
Autor(es): Medina, Maria Guadalupe
Autor(es): Medina, Maria Guadalupe
Abstract: Diversos autores têm discorrido sobre as distintas concepções e possibilidades de configuração da atenção primária que fundamentam as práticas de saúde no nosso país e no mundo. No Brasil, a implantação do Programa de Saúde da Família, a partir da segunda metade dos anos 90, vem se fazendo com o propósito de reorganizar a atenção básica e estruturar os sistemas municipais de saúde. Entretanto, embora exista, de forma crescente, uma produção científica que busca analisar seus efeitos, são poucos os estudos sobre a modalidade de organização assumida efetivamente pela atenção primária nos municípios que o implantaram. Este estudo discute a aplicação de uma metodologia utilizada para avaliar a implantação da atenção primária na perspectiva da construção de redes de atenção em sistemas municipais de saúde. Foram realizados dois estudos de caso em municípios do Estado da Bahia, sendo analisadas duas equipes exemplares em cada município. O modelo teórico-lógico elaborado buscou problematizar a inter-relação entre o contexto, a modalidade de organização da atenção primária e a implantação de redes assistenciais de saúde, à luz de uma teoria da mudança. Como parte desse modelo, desenhou-se uma imagem-objetivo de atenção primária, construída a partir da tipologia proposta por Lamarche et al. (2003), do conceito de vigilância da saúde de Paim (1999) e Teixeira et al (1998) e das diretrizes e normas do Programa de Saúde da Família (Brasil, 1998; Bahia, 2000), contemplando duas dimensões: abordagem populacional comunitária e trabalho em equipe. Os resultados mostraram que o desempenho global das equipes e municípios ainda se encontra distante da imagem-objetivo desenhada, havendo diferenças entre equipes urbanas e rurais e entre as sub-dimensões analisadas.
Palavras-chave: atenção primária
saúde da família
análise de implantação
avaliação de programas
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27074
Data do documento: 24-Ago-2018
Aparece nas coleções:Tese (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Maria Guadalupe.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TESE Maria Guadalupe.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.