Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27009
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O inicio do fim uma análise dos modos de endereçamento em o último programa do mundo da mtv brasil
Autor(es): Reis, Manuela Oliveira dos
Autor(es): Reis, Manuela Oliveira dos
Abstract: A presente monografia analisa os recursos utilizados pelo O Último Programa do Mundo, atração exibida pela MTV Brasil em 2013, com o objetivo de entender como são apresentadas para sua audiência as estratégias comunicacionais do programa. O trabalho utiliza a metodologia de análise dos modos de endereçamento, tal qual desenvolvida por Gomes (2007; 2011), e a noção de gênero televisivo trabalhada por autores dos estudos culturais, como Jeder Janotti, Itania Gomes e Juliana Gutmann. A fim de compreender o que a emissora tinha a dizer sobre seu fechamento, a autora analisa o’ Último Programa do Mundo a partir dos operadores de análise inscritos nos modos de endereçamento, articulando-os ao conceito de gênero midiático. A conclusão é a de que, ao se aproveitar de um momento delicado da sua história, a MTV Brasil ilustra para o seu público a situação em que a mesma se encontrava, através do imaginário da decadência e da destruição que culmina com o "fim do mundo", fazendo uma alusão ao seu próprio término. O Último Programa do Mundo, através de marcas já reconhecidas da emissora exacerbadas, principalmente, no humor nonsense, reconfigura elementos do gênero e constrói uma forma própria de se comunicar com sua audiência.
Palavras-chave: Último programa do mundo
Mtv brasil
Gênero televisivo
Modos de endereçamento
Estudos Culturais
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Produção em Comunicação e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27009
Data do documento: 21-Ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.