DSpace

RI UFBA >
Instituto de Psicologia >
Artigos Publicados em Periódicos (PSI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2688

Title: Brincadeiras de faz-de-conta em crianças autistas: limites e possibilidades numa perspectiva evolucionista
Other Titles: Estudos de Psicologia (Natal)
Authors: Fiaes, Carla Silva
Bichara, Ilka Dias
Keywords: brincadeira;autismo;psicologia evolucionista;teoria da mente;play;autism;evolutionary psychology;theory of mind
Issue Date: Sep-2009
Abstract: A constatação da presença universal da brincadeira na infância sugere que tal comportamento deva ter grande valor adaptativo para a espécie. Apesar de universal, a brincadeira sofre interferência do estado desenvolvimental do indivíduo. Crianças com autismo, por exemplo, apresentam dificuldades no brincar, o que nos leva a questionamentos sobre a natureza da sua brincadeira simbólica, se todo faz-de-conta necessariamente inclui teoria da mente e porque um fenômeno considerado universal surge de modo tão atípico no autismo. O artigo discute essas questões à luz da psicologia evolucionista, ilustrando relatos de brincadeiras espontâneas de crianças autistas coletados em instituições educacionais na cidade de Salvador (BA). Os resultados sugerem que os episódios de faz-de-conta envolvem freqüentemente a presença de objetos como apoio para o desenvolvimento da brincadeira. Tal fato está em acordo com a descrição de alguns autores sobre o desenvolvimento do faz-de-conta, com seu início mais sustentado por objetos e independente de metarepresentação.
Description: p.231-238
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2688
ISSN: 1413-294X
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PSI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
a07v14n3.pdf431.25 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA