Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26738
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Muito, mas muito talento: As diferentes propostas artísticas e comunicacionais de As Bahias e a Cozinha Mineira e Linn da Quebrada
Autor(es): Moreira, Filipe de Souza
Autor(es): Moreira, Filipe de Souza
Abstract: Esta pesquisa é uma análise das articulações de gênero musical e identidade de gênero da banda As Bahias e a Cozinha Mineira e da artista Linn da Quebrada, para entender como suas músicas e vídeos são materialidades de comunicação. Como metodologia, utilizo o Mapa das Mediações construído por Martín-Barbero (2008a) e a proposta de Gomes (2011) que centraliza gênero como categoria cultural no mapa, para reconhecer as matrizes culturais convocadas por elas e os tensionamentos provocados por esse movimento de música independente, que tem crescido através de artistas LGBT‟s, para o cenário musical brasileiro. Além disso, o conceito de escuta conexa de Janotti (2003) e estudos sobre identidade de gênero me ajudaram a entender como os corpos trans tangem a produção musical das artistas em questão na busca da legitimação das suas vivências.
Palavras-chave: Cozinha Mineira
Linn da Quebrada
Música
LGBT
Trans
Gênero
Escuta Conexa
Funk
Bahia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26738
Data do documento: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.