Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26627
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alterações morfológicas da cavidade nasal da coleção de crânios do setor de antropologia forense do IML Nina Rodrigues Salvador-BA: implicações para a fonoaudiologia
Autor(es): Santos, Williane Martins dos
Autor(es): Santos, Williane Martins dos
Abstract: A respiração é fundamental para manter as funções vitais e quando apresenta determinada obstrução, como por exemplo, desvio de septo ou concha bolhosa nasal, pode alterar toda fisiologia respiratória. Objetivo: verificar a frequência de desvio de septo nasal e concha bolhosa em crânios humanos e correlacionar com suas possíveis implicações à clínica fonoaudiológica. Método: avaliou-se um total de 57 crânios com cavidade nasal intacta, verificando a frequência de desvio de septo e a concha bolhosa e a respectiva lateralidade. Resultados: dos 57 crânios avaliados, 14 (24,6%) apresentaram desvio de septo (DS) sendo que 11 septos apresentaram desvio para o lado direito (19,3%) e apenas 3 apresentaram tal desvio para o lado esquerdo (5,3%). Com relação à concha bolhosa, 14 (27,5%) crânios apresentaram tal hipertrofia óssea do lado direito e 23 (47,9%) concha bolhosa na cavidade nasal esquerda. Observamos uma correlação estatisticamente significativa para a concha bolhosa esquerda e desvio de septo para o lado direito. Conclusão: verificamos uma frequência de desvio de septo nasal e concha bolhosa compatível com a literatura. Outrossim, encontramos uma correlação estatisticamente significativa entre a concha bolhosa e o desvio de septo contralateral, fortalecendo os dados presentes na literatura.
Palavras-chave: Cavidade Nasal
Obstrução Nasal
Septo Nasal
Concha Nasal
Fonoaudiologia
CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26627
Data do documento: 18-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017.1 WILLIANE MARTINS DOS SANTOS.pdf731,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.