https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26575
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As intervenções do fonoaudiólogo no âmbito educacional: Perspectivas para a educação infantil |
Autor(es): | Pinto, Samantha Sena |
Autor(es): | Pinto, Samantha Sena |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo identificar e caracterizar as principais ações do fonoaudiólogo no espaço da educação infantil. Trata-se de estudo de revisão bibliográfica, realizado a partir da análise de publicações nas bases de dados Scielo, Capes e BVS no período de 2007 a 2015. Os descritores utilizados para a busca foram “Fonoaudiologia” e “Educação Infantil”. Foram encontrados 132 estudos e analisados com base em critérios de elegibilidade e selecionados um total de 7 estudos, nos quais foram desenvolvidas intervenções fonoaudiológica no espaço da educação infantil. Foram analisadas as seguintes categorias: ações, temas e aspectos metodológicos dos estudos como o público-alvo, a faixa etária das crianças e ano de publicação. As ações mais priorizadas foram as oficinas, já as temáticas: fonoaudiologia, saúde vocal e desenvolvimento da linguagem e fala. As intervenções foram realizadas prioritariamente com professores, seguidas crianças na faixa etárias de cinco e seis anos. A maioria dos estudos foi publicada em 2011. Assim torna-se essencial que mais intervenções fonoaudiológicas sejam realizadas na educação, especificamente na educação infantil, e que estes estudos sejam efetivamente publicados de forma a ampliar o olhar para as diversas possibilidades da atuação do fonoaudiólogo no espaço da educação infantil. |
Palavras-chave: | Fonoaudiologia Educação Infantil |
CNPq: | Ciências da Saúde |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | ICS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26575 |
Data do documento: | 16-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS) |
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