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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Suposto TDAH: considerações sobre a trajetória clínica e escolar de uma criança
Autor(es): Silva, Érika Carvalho
Autor(es): Silva, Érika Carvalho
Abstract: A literatura de caráter medicalizante, geralmente associa o suposto TDAH a dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Este estudo, pautado numa perspectiva não medicalizante, tem como objetivo geral analisar a trajetória escolar e clínica de uma criança diagnosticada com o suposto TDAH. Os dados foram obtidos por meio da análise de registros em prontuário (extraídos do segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015). Observam-se nos dados apontados que a trajetória de MV era equivalente ao caminho percorrido pelos demais escreventes iniciantes em processo de aquisição da linguagem escrita. Além disso, o uso ou não do medicamento não teve efeito significativo considerado positivo sobre o rendimento escolar da criança, sobre o seu comportamento, nem mesmo sobre o processo terapêutico fonoaudiológico. Questionamos o ideal de criança e de infância que se pretende alcançar com este diagnóstico e com o uso deste tipo de procedimento terapêutico (medicamentoso) que dele decorre.
Palavras-chave: Medicalização
TDAH
leitura e escrita
CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26376
Data do documento: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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