Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26284
Tipo: | Tese |
Título: | A arte de Frida Kahlo como palimpsesto corporal |
Autor(es): | Ferreira, Maria Auxiliadora de Jesus |
Autor(es): | Ferreira, Maria Auxiliadora de Jesus |
Abstract: | Esta pesquisa pretende analisar a produção artística e pessoal da pintora Frida Kahlo sob a
perspectiva dos Estudos de Tradução, com maior ênfase nos Estudo de Tradução
Intersemiótica. Muito se comenta que a obra da mexicana reflete, em grande parte, o que foi a
sua vida, fortemente marcada por acontecimentos de diversas ordens: sérios problemas de
saúde causados, sobretudo, por um grave acidente deônibus sofrido ainda na juventude, além
de um relacionamento amoroso bastante conturbado com o muralista Diego Rivera. Não por
acaso, esses são os temas mais representados pela artista em seus autorretratos. Partindo dessa
constatação, a pesquisa objetiva, primeiramente, comprovar essa possível e estreita relação
entre a vida e os autorretratos produzidos pela pintora, e, em seguida, a partir da leitura e
análise das anotações do seu diário e das cartas escritas por ela e as recebidas – considerados,
aqui, como textos de partida – identificar, nos autorretratos – os textos de chegada – a
tradução desses documentos escritos e neles o registro feito pela artista dos sentimentos e
emoções por ela experimentados em decorrência dos acontecimentos. Os fundamentos
teóricos que sustentam o trabalho são, sobretudo, aTeoria do Polissistema, de Itamar EvenZohar, o conceito e a aplicação dos Estudos de Tradução Intersemiótica proposto por Julio
Plaza, além das contribuições no campo da análise semiótica feitas por Lúcia Santaella. A
pesquisa contempla, ainda, algumas reflexões acercado crescente número de admiradores de
Frida Kahlo. Esta investigación pretende analizar la producción artística y personal de la pintora Frida Kahlo sobre la perspectiva de los Estudios de Traducción, con mayor énfasis en los Estudios de Traducción Intersemiótica. Mucho se ha comentadoque la obra de la mexicana refleja, en gran parte, lo que fue su vida, fuertemente marcadapor acontecimientos de diversos órdenes: serios problemas de salud causados, sobre todo, por un grave accidente de tranvía sufrido cuando aún era joven, además de un relacionamiento amoroso conturbado con el muralista Diego Rivera. No es casual, que esos sean los temasmás representados por la artista en sus autorretratos. Partiendo de esa constatación, la investigación se centra, primeramente, en comprobar esa posible y estrecha relación entre la vida y los autorretratos producidos por la pintora, y, en seguida, a partir de la lectura y elanálisis de las anotaciones de su diario y de las cartas escritas por ella y las recibidas – considerados aquí como textos de partida – identificar, en los autorretratos – los textos de llegada – la traducción de esos documentos escritos y en ellos el registro hecho por la artista de los sentimientos y emociones por ella experimentados en el transcurso de los acontecimientos. Los fundamentos teóricos que sustentan el trabajo son, sobre todo, la Teoría del Polisistema, de Itamar Even-Zohar, el concepto y la aplicación de los Estudios de Traducción Intersemiótica propuesto por Julio Plaza, además de las contribuciones en el campo del análisis semiótico hechas por Lúcia Santaella. La investigación contempla, además, algunas reflexiones acerca del creciente número de admiradores de Frida Kahlo. |
Palavras-chave: | Estudos de Tradução Autorretratos Frida Kahlo Diário Cartas |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26284 |
Data do documento: | 3-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLITCULT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese de Maria Auxiliadora_versão final para entrega na ufba.pdf | 41,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.