Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25627
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Competitividade da cadeia produtiva do biodiesel na Bahia: fatores institucionais e legais
Autor(es): Silva, Marcelo Santana
Teixeira, Francisco Lima Cruz
Torres, Ednildo Andrade
Rocha, Angela Machado
Cantalino, Adalberto
Autor(es): Silva, Marcelo Santana
Teixeira, Francisco Lima Cruz
Torres, Ednildo Andrade
Rocha, Angela Machado
Cantalino, Adalberto
Abstract: Desde o lançamento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em 2005, o mercado de biodiesel brasileiro tornou-se um dos maiores do mundo. Este trabalho tem como objetivo avaliar os fatores de competitividade da cadeia produtiva do biodiesel, com foco nas políticas públicas no estado da Bahia, e propor ações estratégicas e proposições para os fatores em questão. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, exploratória, com uso de pesquisa bibliográfica e estudo de caso com aplicação do modelo de análise da competitividade. Os principais resultados foram: i) desconhecimento e dificuldade de acesso às políticas públicas; ii) políticas públicas desarticuladas, gerando desconfiança e descrença em todos os elos da cadeia produtiva; iii) ineficácia do Projeto Polos de Biodiesel nas diversas regiões do estado; iv) incapacidade de gerenciamento de cooperativas atreladas ao PNPB. As ações, estratégias e proposições sugeridas devem ter uma atuação coordenada e explícita, conjugando esforços públicos e privados, com o intuito de melhorar o nível de competitividade do setor.
Palavras-chave: Biodiesel
Competitividade
Políticas públicas
Ações estratégicas e proposições
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: SEI
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25627
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Competitividade da cadeia produtiva do biodiesel na Bahia fatores institucionais e legais.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.