Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25501
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A trajetória de democratização da gestão municipal em Recife e Salvador: escolhas políticas e processo decisório
Autor(es): Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
Autor(es): Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
Abstract: O artigo analisa comparativamente os governos locais de Recife e Salvador na tentativa de democratizar a gestão municipal, ou seja, de implementar políticas de participação social na administração local. Com o auxilio do conceito de dependência de trajetória, busca-se demonstrar a presença de retornos crescentes no caso de Recife na implementação de políticas de participação social e a ausência destes, no caso de Salvador, na execução das mesmas políticas. Procura-se evidenciar que apesar de ambas as cidades experimentarem o mesmo momento crítico e as mesmas escolhas políticas, suas trajetórias de gestão municipal serão distintas e consolidarão dois tipos diferentes de processo decisório na gestão municipal: em Recife, um processo decisório negociado e em Salvador um processo decisório fechado.
Palavras-chave: Governos locais
Salvador
Recife
Gestão municipal
Políticas de participação social
Processo decisório
Processo decisório negociado
Processo decisório fechado
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25501
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.