Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25500
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Experimentos didáticos em astronomia I: determinação do diâmetro de crateras lunares
Autor(es): Betzler, Alberto Silva
Santos Junior, Dourival Edgar dos
Autor(es): Betzler, Alberto Silva
Santos Junior, Dourival Edgar dos
Abstract: A realização de experimentos didáticos é um dos métodos mais eficientes para levar os alunos a correlacionar os tópicos discutidos em disciplinas variadas do ensino fundamental ao superior com os fenômenos que se processam na natureza. Em especial, a Astronomia como parte integrante da ementa de várias disciplinas de formação básica, é um das ciências que possuem um grande apelo entre os alunos pela sua constante divulgação nos meios de comunicação. Em função disto, é proposta uma atividade para a determinação do diâmetro de crateras lunares. Tal determinação será obtida a partir da medição do tempo da passagem da cratera pelo campo de um telescópio de pequeno porte. No processamento deste dado é empregada estatística para cálculo de valor médio e desvio padrão para uma série de medidas. Os alunos também irão usar conceitos de Geografia, Física e geometria. Esta atividade possibilitará aos alunos fixarem tais conceitos e verificar a existência de uma conexão intrínseca entre as diversas partes do conhecimento humano.
Palavras-chave: Astronomia
Cratera
Lua
País: Brasil
Citação: BETZLER, Alberto Silva; SANTOS JUNIOR, Dourival Edgar dos. Experimentos didáticos em astronomia I: determinação do diâmetro de crateras lunares. Diálogos & Ciência, Feira de Santana, v.3, n. 6, p. 1-12, dez. 2005. Disponível em: < http://www.ftc.br/revistafsa>. Acesso em: 07 jan. 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25500
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15-12-2005_09-00-53_Experimentos em Astronomia I_v4 (1).pdf543,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.