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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2549
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil
Título(s) alternativo(s): Revista de Saúde Pública
Autor(es): Georg, Alvaro E
Duncan, Bruce Bartholow
Toscano, Cristiana M
Schmidt, Maria Inês
Mengue, Sotero
Duarte, Cláudio
Polanczyk, Carísi A
Autor(es): Georg, Alvaro E
Duncan, Bruce Bartholow
Toscano, Cristiana M
Schmidt, Maria Inês
Mengue, Sotero
Duarte, Cláudio
Polanczyk, Carísi A
Abstract: OBJETIVO: Diabetes mellitus é um problema de saúde pública com elevado ônus social e econômico, cujo diagnóstico é desconhecido em metade dos indivíduos portadores. Em 2001, o Ministério da Saúde realizou a Campanha Nacional para a Detecção do Diabetes Mellitus. Assim, o objetivo do estudo foi estimar o impacto econômico e o rendimento desse rastreamento populacional. MÉTODOS: Baseado no número de rastreados com resultados positivos (glicemia capilar em jejum >100 mg/dl ou fora do jejum >140 mg/dl), foram estimados os prováveis casos novos de diabetes mellitus e construído modelo de decisão analítico. Dados primários e secundários foram utilizados para estimar os custos (em Reais) e o rendimento (casos novos de diabetes mellitus detectados) do rastreamento com o pressuposto de pagador único. Análises de sensibilidade foram conduzidas para avaliar o efeito de alguns parâmetros nessas estimativas. RESULTADOS: Considerando-se a prevalência de diabetes mellitus não diagnosticado na população-alvo de 4,8%, o número provável de novos casos de diabetes mellitus diagnosticados foi de 518.579. Isso, pressupondo que um terço dos participantes com teste positivo procurou a confirmação (23 casos por 1.000 rastreados). O custo por novo caso de diabetes mellitus diagnosticado a partir desses pressupostos seria de R$89. Em análises de sensibilidade, os resultados foram sensíveis ao percentual dos testes confirmatórios. CONCLUSÕES: Apesar dos expressivos custos com a campanha de rastreamento no Brasil, o rendimento foi comparável a outras ações preventivas e, em termos absolutos, o custo por novo caso de diabetes mellitus detectado foi inferior ao relatado por outros países.
Palavras-chave: Diabetes mellitus, economia
Análise custo-benefício
Promoção da saúde
Diabetes mellitus, diagnóstico
Diabetes mellitus, prevenção e controle
Diabetes mellitus, economy
Cost-benefit analysis
Health promotion
Diabetes mellitus, diagnosis
Diabetes mellitus, prevention and control
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2549
Data do documento: Jun-2005
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

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