Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25444
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Identidade, arte e gestão em prol do empreendedorismo cultural: sarau empreendedor como tecnologia social
Título(s) alternativo(s): RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
Autor(es): Campos, Israel Marques
Davel, Eduardo Paes Barreto
Autor(es): Campos, Israel Marques
Davel, Eduardo Paes Barreto
Abstract: A capacitação de jovens artistas em empreendedores culturais, especialmente no contexto de comunidades periféricas, é uma importante ação para o desenvolvimento tanto dos jovens quanto de territórios potencialmente criativos. No entanto, o empreendedorismo cultural não aparece com frequência no currículo das escolas e as pedagogias de ensino-aprendizagem nem sempre atraem o interesse das novas gerações. Carece-se de pesquisas e propostas práticas sobre o ensino do empreendedorismo cultural nesse contexto. Neste artigo propõe-se uma tecnologia social – “sarau empreendedor”, voltada para um saber prático que possa ser mobilizado em comunidades para fomentar e desenvolver as forças empreendedoras locais no campo da cultura e das artes. O empreendedorismo cultural inclui atividades constituídas a partir da identidade territorial, da coletividade e dos seus impactos socioculturais positivos. Os resultados desta pesquisa contribuem para as pesquisas em ensino-aprendizagem do empreendedorismo cultural, ao proporem uma tecnologia social com potencial de impacto prático no desenvolvimento dos territórios criativos.
Palavras-chave: Empreendedorismo cultural
Sarau empreendedor
Pedagogia artística
Identidade territorial
Tecnologia social
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNOESC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25444
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.