Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25430
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Financiamento do capital de giro a micro e pequenas empresas: um estudo na agência de fomento do estado da Bahia
Título(s) alternativo(s): FAE
Autor(es): Silva, Marcos Adriano Santana da
Cavalcante, Luiz Ricardo Mattos Teixeira
Bruni, Adriano Leal
Autor(es): Silva, Marcos Adriano Santana da
Cavalcante, Luiz Ricardo Mattos Teixeira
Bruni, Adriano Leal
Abstract: Este artigo busca identificar variáveis significativas associadas ao processo decisório de concessão de crédito a micro e pequenas empresas. Estudos anteriores indicam que as instituições financeiras não possuem processos de decisão e análise de solicitação de financiamentos diferenciados para micro e pequenas empresas e confirmam a necessidade de realização de estudos voltados para esse segmento. A primeira parte do artigo apresenta uma revisão da literatura associada ao tema. A segunda parte analisa informações de 63 financiamentos a micro e pequenas empresas concedidos pela Agência de Fomento do Estado da Bahia. A aplicação de testes não paramétricos do Qui-Quadrado e Mann-Whitney indica a insuficiência das variáveis analisadas para identificação da futura situação de adimplência. Conclui-se que as informações coletadas de micro e pequenas empresas, baseadas principalmente em demonstrativos contábeis e financeiros e dados restritivos de crédito e dívidas a vencer, não reúnem elementos suficientes para assegurar um processo eficiente de tomada de decisão na concessão de crédito.
Palavras-chave: Risco de crédito
Pequenas empresas
Capital de giro
Financiamento
Agência de fomento
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25430
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.