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Title: Caminhos do Repertório na Formação de Professores de Música: um estudo sobre o PROLICENMUS
Authors: Leite, Jaqueline
???metadata.dc.contributor.advisor???: Nunes, Helena
Keywords: Música - instrução e ensino;PROLICENMUS;Formação de Professor de Música
Issue Date: 1-Mar-2018
Abstract: Esta tese apresenta os caminhos do Repertório na formação de professores de Música do curso Licenciatura em Música, modalidade EAD, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidades Parceiras (PROLICENMUS, 2008-2012). Seu objetivo foi compreender o significado dessa Oferta do PROLICENMUS, conforme conduzida pelo eixo de Execução Musical de sua matriz curricular. A metodologia adotada foi investigação qualitativa de natureza exploratória, consistindo num estudo de caso, onde se utilizou três técnicas: pesquisa documental, nas Unidades de Estudo das interdisciplinas do Eixo em estudo; pesquisa documental, nas postagens dos licenciandos e os pareceres docentes, nos Fóruns de Discussão, ferramenta assíncrona da plataforma Moodle; pesquisa de campo, num questionário online, respondido por egressos do curso, que se disponibilizaram a participar da investigação. Em cada uma das etapas da pesquisa, foram elaborados instrumentos próprios para coleta de dados, cuja interpretação foi feita com base no método Análise Textual Discursiva (MORAES; GALLIAZZI, 2006), à luz da fundamentação teórica escolhida: Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CGD) de Helena de Souza Nunes (2005, 2011, 2015, 2017), e Paradigma da Dádiva de Mauss (2003), com sua Tríplice Obrigação Universal (Dar – Receber – Retribuir). Após análise etimológica e morfológica, apoiada na revisão de literatura, a palavra Repertório recebeu um conceito próprio: lugar de desejo, onde memória e espera se harmonizam e se desafiam, construtivamente, imersas em experiências estéticas e poéticas, de processos de criação. O Repertório é, pois, a Dádiva, aquilo que é ofertado por um doador; no caso, pelo PROLICENMUS. Um estudo criterioso nas publicações CDG, desde sua origem, permitiram que se enunciasse seis Princípios para oferta desse Repertório. A eles, associam-se seis Atos, acolhidos em pares por cada um dos Pilares do Modelo CDG, sendo um de Condição Intrapessoal e outro de Condição Interpessoal. A aproximação entre os dois modelos teóricos permitiu que os dados fossem analisados sob o seguinte pareamento: Momento Dar (Cante), extraído das Unidades de Estudo do curso, com os Atos Seleção (das Obras de Referência) e Disponibilização (pelas Propostas de Aproximação); Momento Receber (Dance), extraídos dos Fóruns do Moodle, com os Atos Aceitação (nas reações dos licenciandos) e Apropriação (nos pareceres de avaliação dos docentes); Momento Retribuir (Gente), extraído por pesquisa de campo, com os Atos, Aplicação (nas convicções musicopedagógicas atuais dos então licenciados e hoje professores) e Transferência (na promoção de atividades de criação, incluindo aprendizagens colaborativas, conforme obtidas no PROLICENMUS, hoje, nas salas de aula dos egressos). Conclui-se, que apenas quando recebida e re-criada por seu donatário, a Dádiva pode ser retribuída com eficácia e verdade, garantindo suporte à essência poética de seu novo doador e ao seu lugar de desejo. Revelou-se, nisso, o significado da oferta de Repertório, no PROLICENMUS.
This thesis presents the paths of the Repertoire in the training of Music teachers of Licentiate Degree in Music, online distance learning, in the Federal University of Rio Grande do Sul and Partner Universities (PROLICENMUS, 2008-2012). Its purpose was to understand the meaning PROLICENMUS´s Offer, as conducted by the Music Execution axis of its curriculum. The methodology chosen was qualitative research of exploratory nature, consisting of a case study, where three techniques were used: documentary research in the Study Units of the inter-disciplines of the Axis under study; documentary research, in the posts made by the licensees and the teaching opinions, on the Discussion Forums, asynchronous tool of the platform Moodle; field survey, in an online questionnaire, answered by graduates of the course, who were available to participate in the research. In each of the stages of the research, data collection instruments were elaborated and interpreted based on the Discursive Textual Analysis Method (MORAES; GALLIAZZI, 2006), in light of the theoretical basis chosen: CDG’s Music Pedagogical Proposal ‘sing and dance with us’ by Helena de Souza Nunes (2005, 2011, 2015, 2017), and ‘Godsend’s Paradigm of the Mauss’ (2003), with its Triple Universal Obligation (to Give - To Receive - To Return). After the etymological and morphological analysis, backed up by the literature review, the word Repertoire received its own concept: a place of desire, where memory and hope harmonize and challenge themselves, constructively, immersed in aesthetic and poetic experiences of creation processes. The Repertoire is, therefore, the Godsend, that is offered by a donor; in this case, by PROLICENMUS. A careful study in the CDG publications, since its origin, has allowed six Principles to be offered for this Repertoire. They are associated with six Acts, held in pairs by each of the Pillars of the CDG Model, being one the Intrapersonal Condition and the other of Interpersonal Condition. The approximation between the two theoretical models allowed the data to be analyzed under the following pairing: Moment to Give (Sing), extracted from the Study Units of the course, with the Selection Acts (Reference Works) and Availability (by the Approach Proposals) ; To Receive Moment (Dance), extracted from the Moodle’ Forums, with the Acceptance Acts (in the reactions of the licentiates) and Appropriation (in the assessment opinions of teachers); Moment To Return (People), extracted by field research, with the Acts, Application (in the current music pedagogical convictions of the then licensed and now Professors) and Transference (in promoting activities of the composition, including collaborative learning, as obtained in PROLICENMUS, in the classrooms of the graduates). It is concluded that only when received and recreated by its grantee, the Godsend can be reciprocated with effectiveness and truth, guaranteeing support to the poetic essence of its new donor and its place of desire. In this, the meaning of the Repertoire offer on PROLICENMUS was revealed.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25390
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