Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25305
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Hiatos de racionalidade e decisões gerenciais: perspectivas sobre a "caixa preta" do profissional de controladoria
Título(s) alternativo(s): Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Autor(es): Pereira, Antonio Gualberto
Bruni, Adriano Leal
Cordeiro Filho, José Bernardo
Autor(es): Pereira, Antonio Gualberto
Bruni, Adriano Leal
Cordeiro Filho, José Bernardo
Abstract: Com base no entendimento do homo economicus se desenvolveu a concepção de que os agentes econômicos buscam maximizar sua utilidade. Esta concepção acabou gerando um reducionismo exacerbado dos mecanismos psicológicos dos indivíduos, sendo estes representados como engrenagens pré-programadas a tomarem decisões maximizadoras de utilidade. O presente ensaio se propõe a analisar como os hiatos de racionalidade afetam as decisões gerenciais empreendidas pelo profissional de controladoria. A partir dos trabalhos de Simon e, posteriormente, dos estudos empíricos desenvolvidos por Kahneman e Tversky passa-se a questionar esta suposta racionalidade e a própria figura do homo economicus. Diversos trabalhos publicados em periódicos internacionais destacam como as heurísticas e os vieses cognitivos contribuem para que os agentes econômicos nem sempre tomem decisões racionais. O profissional de controladoria ao se defrontar com decisões relativas à escolha de artefatos gerenciais pode ser impelido a tomar decisões não maximizadoras de utilidade por vieses cognitivos gerados pela assimetria de informação; a presença do efeito framing na escolha de custos de transação ou; a ocorrência de heurísticas quando do reconhecimento de custos irrecuperáveis (sunk costs).
Palavras-chave: Hiatos de racionalidade
Teoria dos prospectos
Profissional de controladoria
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UERJ
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25305
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.