Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25121
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise das contribuições dos projetos do mercado de carbono para o desenvolvimento sustentável do Semiárido Brasileiro
Autor(es): Telesforo, Ana Cristina de O.
Ventura, Andrea Cardoso
Paiva, Danielle Soares
Andrade, José Célio Silveira
Dutra, Cleber
Autor(es): Telesforo, Ana Cristina de O.
Ventura, Andrea Cardoso
Paiva, Danielle Soares
Andrade, José Célio Silveira
Dutra, Cleber
Abstract: O presente artigo analisa os co-benefícios em prol do Desenvolvimento Sustentável (DS) provenientes dos projetos desenvolvidos nos mercados regulado e voluntário de carbono na região semiárida brasileira. O estudo é apoiado em pesquisa documental e análise de conteúdo de 10 projetos de redução de Gases do Efeito Estufa (GEE) à luz de uma matriz analítica construída a partir de estudos da United Nations Framework on Climate Change Convention (UNFCCC). Os resultados apresentados evidenciaram que os projetos realizados no semiárido, no período pesquisado, trazem poucos co-benefícios para o DS e maior ênfase na dimensão ambiental do que nas demais. Os co-benefícios ligados à preservação dos recursos naturais como conservação das matas, utilização de recurso natural abundante (ventos) e redução da poluição dos recursos hídricos foram encontrados nos projetos de cerâmica, energia eólica e suinocultura, respectivamente. Sendo assim, esses aspectos observados são essenciais para auxiliar nas propostas de convivência com o semiárido e na promoção do DS do território estudado.
Palavras-chave: Semiárido
Mercado de carbono
Co-benefícios
Desenvolvimento sustentável
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25121
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9905-60615-1-PB.pdf210,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.