Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25108
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Acesso aos resultados laboratoriais via web: o que pensam as organizações de saúde sobre o uso dessa ferramenta de informação do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia
Autor(es): Will, Rosane Maria Magalhães Martins
Landim, Edivânia Lúcia Araújo Santos
Penha, Leonardo Almeida
Tellechea, Justina
Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos
Autor(es): Will, Rosane Maria Magalhães Martins
Landim, Edivânia Lúcia Araújo Santos
Penha, Leonardo Almeida
Tellechea, Justina
Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos
Abstract: Este artigo objetiva discutir sobre os fatores impulsionadores para implantação da ferramenta que disponibiliza os resultados de ensaios analíticos do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia, por meio da web, denominado WebLaudo, e analisar a percepção das organizações de saúde sobre o uso dessa ferramenta. Foi realizada pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, utilizando a análise de documentos institucionais, normativos; observação participante; e aplicação de questionário virtual composto de variáveis qualitativas. Os resultados da pesquisa revelam que a ferramenta tem cumprido as funções a que se propõe, no sentido de possibilitar o acesso descentralizado às informações laboratoriais, tendo alcançado grau de satisfação significativo na totalidade dos itens avaliados. Entretanto, os dados indicam que apesar da importância do uso das tecnologias de informação e comunicação em saúde no gerenciamento de dados e informações, elas não são compreendidas como a solução para todos os desafios da gestão do sistema de saúde, uma vez que fatores de natureza política, materiais, humanos, educacionais, culturais e financeiros podem atuar como elementos condicionantes para ampliação do acesso ao diagnóstico laboratorial através da web.
Palavras-chave: Acesso
WebLaudo
Tecnologias de informação
Comunicação
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25108
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
document.pdf629,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.