DSpace

RI UFBA >
Instituto de Geociências >
Artigos Publicados em Periódicos (IGEO) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2501

Title: Impacto Ambiental da Indústria Petrolífera em Manguezais Da Região Norte da Baía de Todos os Santos (Bahia, Brasil)
Other Titles: Boletim Paranaense de Geociências
Authors: Queiroz, Antônio Fernando de Souza
Celino, Joil José
Keywords: hidrocarbonetos;hydrocarbons;Todos os Santos Bay;mangrove;sediments;contamination;Baía de Todos os Santos;Manguezais;sedimentos;contaminação
Issue Date: 2008
Abstract: Os manguezais são considerados um dos ambientes litorâneos mais vulneráveis a derrames de petróleo. Este estudo avalia níveis atuais de Hidrocarbonetos Totais de Petróleo em sedimentos de manguezais na parte norte da baía de Todos os Santos (NE-Brasil). Os níveis da contaminação foram expressos pelas concentrações dos hidrocarbonetos totais de petróleo (HTP), Hidrocarbonetos Resolvidos de Petróleo (HRP), Mistura Complexa Não-Resolvida (MCNR), alcanos normais (n-alcanos) e comparados com valores de um local de controle fora da baía. Os índices mais elevados dos HTP foram encontrados nas estações situadas no centro e na região norte da área do estudo, que correspondem às áreas portuárias. O índice de HTP em sedimentos entre-marés e estuarinos não poluídos é normalmente mais baixo do que 10 μg.g-1. Entretanto, as concentrações de HTP foram comparáveis com aquelas de zonas ligeiramente contaminadas. Na maioria das estações, a MCNR representou de 50 a 70% dos HTP, o que é indicativo de um grau elevado de contribuição antropogênica e da presença de resíduos degradados de petróleo. A relação entre o HRP / MCNR mostrou valores baixos, como indicativo da ocorrência do óleo degradado.
Description: p. 23-34
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2501
ISSN: 0067-964X
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (IGEO)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Impacto Ambiental896.46 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA