Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24549
Tipo: Dissertação
Título: Banco de dados geoquímicos georreferenciados aplicado a regiões do litoral sul e da Baía de Todos os Santos - Bahia
Autor(es): Lago, Joaquim Bonfim
Autor(es): Lago, Joaquim Bonfim
Abstract: Devido à enorme quantidade de dados gerados a partir de pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos Ambientais (NEA) e pelo Programa de Pós Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO) na região Litoral Sul (municípios de Belmonte, Canavieiras e Una) e na Baía de Todos os Santos (BTS),do Estado da Bahia, verificou-se a necessidade da criação de um Sistema de Banco de Dados Georreferenciados para a inserção, armazenamento e recuperação dos dados geoquímicos produzidos por esses e outros estudos científicos do NEA e do POSPETRO. Esta dissertação tem por objetivo apresentar a construção do Sistema de Banco de Dados Geoquímicos Georreferenciados (SBDGG) e exemplos de sua utilização através da caracterização geoquímica de ambientes do Litoral Sul e da Baía de Todos os Santos. O presente trabalho se inicia com o levantamento de tecnologias para a concepção do SBDGG, que foi criado usando a filosofia de softwares livres, paralelamente com revisão de literatura em banco de dados e aspectos geoquímicos relevantes relacionados com as áreas piloto definidas para esta pesquisa. Posteriormente foi feito um levantamento dos dados existentes, os quais foram testados e tratados, para ulterior inserção no SBDGG. Em complementação ao desenvolvimento do trabalho, fez-se necessário o conhecimento do funcionamento de metodologias de coletas adotadas, informações das áreas amostradas, localizações de pontos e análises geoquímicas com matrizes e suas variáveis e sub-variáveis, que foram obtidas em laboratório. O SBDGG, construído em plataforma WEB, contempla três níveis de usuários com diferentes perfis. Para a entrada de dados são necessários, inicialmente, informações sobre o local de coleta (projeto, coordenadas UTM-WGS84), data e responsável pela coleta (referência do trabalho original com o dado primário). Em seguida, são verificados os dados a seguir disponíveis para inclusão no sistema: 1) matriz (sedimento, água, vegetação, dentre outras); 2) variáveis (inorgânicas, orgânicas, físico-químicas, granulométricas, de nutrientes etc.), sendo que para cada uma há diversas sub-variáveis, por exemplo: condutividade, argila, silte, areia, alcalinidade. Para a saída é permitido a seleção das análises, filtrando por “ponto”, “autor”, “matriz” e “parâmetro”, gerando então uma tabela de dados que pôde ser exportada para outros aplicativos. O uso do SBDGG foi testado e foram gerados resultados científicos e tecnológicos, a exemplo da patente que está sendo encaminhada para o Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/UFBA, para o devido processo de registro e deposição. O SBDGG mostrou-se adequado para a inclusão, armazenamento e saída dos dados produzidos por diferentes autores em trabalhos realizados no Litoral Sul e na BTS, e pode abranger qualquer área de estudo, desde que os dados geoquímicos estejam vinculados à locais de coleta georreferenciados.
Palavras-chave: banco de dados
geoquímica
georreferenciados
software livres
CNPq: Ciências Exatas e da Terra
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24549
Data do documento: 8-Nov-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (POSPETRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Joaquim_Lago.pdf4,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.