Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24219
Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento em asma de escolares e adolescentes de uma escola da rede pública em Salvador-BA
Autor(es): Santos, Tássia Natalie Nascimento
Autor(es): Santos, Tássia Natalie Nascimento
Abstract: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A ASMA EM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA EM SALVADOR-BAHIA RESUMO Objetivos: Avaliar o nível de conhecimento sobre asma de crianças e adolescentes de um Colégio Público em Salvador-Bahia e identificar os fatores associados ao nível de conhecimento sobre a asma na amostra em estudo. Métodos: Estudo observacional de corte transversal, realizado no período entre novembro de 2012 e maio de 2013. Foram convidados a participar, por conveniência, 252 alunos, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 18 anos, regularmente matriculadas do sexto ao nono ano no Ensino Fundamental II, nos turnos matutinos e vespertinos, de um Colégio Público de médio porte em Salvador-Bahia. Procedimentos: 1) identificação das características clínicas e sociodemográficas da amostra, 2) identificação das crianças e adolescentes com diagnóstico prévio e/ou sintoma sugestivo de asma por meio de relato em questionário anterior e do questionário ISAAC, e 3) avaliação do conhecimento. Esta última avaliação foi realizada utilizando-se um questionário composto de 20 questões, divididas em 5 domínios: DI – conceito, fisiopatologia; DII – fatores desencadeadores; DIII – tratamento da asma; DIV – sinais e sintomas/plano de ação e DV – mitos e crenças sobre a asma. O conhecimento foi classificado em: insatisfatório (até 50% de acertos, até 10 questões no geral) e satisfatório (de 51 a 100% de acertos, até 20 questões no geral). Foram calculadas a média e desvio padrão do número de acertos. As associações foram verificadas por meio de regressão logística bivariada. Resultados: A média de idade dos participantes foi de 13,9, ±1,5 anos com predomínio do sexo feminino (51%). Dezoito (7,3%) indivíduos referiram diagnóstico prévio de asma, 31 (12,3%) sibilos nos últimos 12 meses. Observou-se maior proporção de indivíduos com conhecimento satisfatório prévio sobre a doença (58,3%), com média de 10,88, ± 3,13 acertos, correspondendo a 54,4% de acertos no escore geral. Em toda a amostra, no subgrupo de asmáticos e não asmáticos, o conceito e fisiopatologia da asma eram desconhecidos, respectivamente, por 57,1%, 57,2%, 61,1% dos participantes. A maior proporção de indivíduos com conhecimento insatisfatório encontrava-se entre os asmáticos (média: 2,29, ±0,98 acertos). Os fatores desencadeantes da asma foram o segundo aspecto mais conhecido pelas crianças e adolescente, exceto no subgrupo de asmáticos em que 66,7% dos indivíduos apresentaram conhecimento insatisfatório (média de 2,11, ±0,96 acertos), correspondente a 52,7% de acertos. O tratamento de alívio e manutenção foi o assunto mais desconhecido por toda a amostra, por não asmáticos e asmáticos, respectivamente 85,3%, 86% e 77,8%. Na avaliação dos fatores associados ao nível de conhecimento satisfatório de crianças e adolescentes sobre a asma, a regressão binária indicou associação do nível de conhecimento satisfatório com o sexo feminino para o escore geral e no domínio de conceito e fisiopatologia da asma. Conclusão: O conhecimento sobre a asma em crianças e adolescentes de uma escola da rede pública em Salvador-Bahia foi considerado insuficiente e associou-se a fatores como sexo feminino, diagnóstico prévio de asma e história familiar de asma e alergias, nesta amostra, a depender do domínio avaliado. Ações em busca de seu aprimoramento poderão influenciar diretamente na busca pelo diagnóstico adequado, redução do absenteísmo escolar, controle dos sinais e sintomas da doença em asmáticos e tomadas de decisões acertadas, inclusive entre não asmáticos e comunidades circundantes beneficiadas. Palavras-chave: Asma. Adolescentes. Crianças. Hospitalizações. Saúde Escolar. Conhecimento. Educação em Saúde. Morbidade.
EVALUATION OF KNOWLEDGE ABOUT ASTHMA IN STUDENTS OF A PUBLIC SCHOOL IN SALVADOR-BAHIA Objectives: To assess the level of knowledge about asthma of children and adolescents from a public high school in Salvador-BA and to identify associated factors with the level of knowledge about asthma in the study sample. Methods: A cross-sectional observational study was conducted in the period between November 2012 and May 2013. We invited 252 students of both genders, aged between 10 and 18 years, whose were enrolled in the sixth to ninth year II in elementary school, in both shifts days, from a midsize public school in Salvador, Bahia. Procedures: 1) identification of clinical and sociodemographic characteristics of the sample, 2) identification of children and adolescents with aprevious diagnosis and/or symptoms suggestive of asthma by reporting on previous questionnaire and by ISAAC questionnaire, and 3) evaluation of asthma knowledge. This last evaluation was executed through a questionnaire with 20 questions divided into 5 areas: DI concept, pathophysiology; DII - precipitating factors; DIII - relief and maintenance treatment; DIV – asthma signs and symptoms; DV –beliefs and myths about asthma. The knowledge was classified as unsatisfactory (until 50% of correct answers to 10 questions overall) and satisfactory (51-100% of correct answers to 20 questions overall). The mean and standard deviation of the number of correct answers were calculated. The associations were assessed using bivariate logistic regression. Results: Participants were between 13.9 ± 1.5 years old with a predominance of females (51%). Eighteen (7.3%) subjects reported a previous diagnosis of asthma, 31 (12.3%) wheezing in the last 12 months. We observed a higher proportion of patients with satisfactory knowledge of the disease (58.3%) with a average of 10.88 ± 3.13 hits, corresponding to 54.4% correct overall score. Generally, in the subgroup of asthmatic and non-asthmatic concept and pathophysiology of asthma were unknown, respectively (57.1%, 57.2%, 61.1%). The higher proportion of unsatisfactory knowledge was among asthmatics (Average: 2.29 ± 0.98 hits). The asthma triggers were the second most important aspect for children and adolescents, except in the subgroup of patients with asthma where 66.7% of subjects showedunsatisfying knowledge (average 2.11 ± 0.96 of hits), corresponding to 52.7 % of hits. The relief and maintainance treatment was the most unknown topic by asthmatics and non-asthmatics, respectively (85.3%, 86%, 77.8%). In the evaluation of the associated factors with the level of satisfactory knowledge of children and teenagers about asthma, the binary regression indicated association of the level of satisfactory knowledge with female to the overall score and in the domain of the concept and pathophysiology of asthma. Conclusions: The knowledge of asthma in children and adolescents from a public school in Salvador, Bahia, was insufficient and was associated with factors such as female gender, previous diagnosis of asthma and family history of asthma and allergies in this sample. Actions for their improvement candirectlyinfluence in the appropriate diagnosis, reduction of school absenteeism, control signs and symptoms in asthmatics andtaking right decisions, even among non-asthmatics and surrounding communities benefited. Keywords: Asthma. Teens.Children.Hospitalizations.School Health.Knowledge.Education in Health.Morbidity.
Palavras-chave: Asma
Adolescentes
Crianças
Saúde Escolar - Salvador/Bahia
Educação em Saúde
Saúde e Higiene
CNPq: Medicina
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24219
Data do documento: 19-Set-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Final.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.