Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24105
Tipo: Dissertação
Título: Sobrevida, Fatores De Risco Resposta Ao Tratamento Em Um Coorte De Indivíduos Infectados Pelo Hiv Por Transmissão Vertical Em Salvador, Brasil
Autor(es): Lorenzo, Cynthia Rodamilans Serra
Autor(es): Lorenzo, Cynthia Rodamilans Serra
Abstract: Introdução: Desde o início da epidemia do HIV na infância, a morbimortalidade diminuiu dramaticamente, permitindo sobrevida longa com chegada à idade adulta. São estimadas atualmente 3,2 milhões de crianças até 15 anos vivendo com HIV/AIDS. Existem poucos trabalhos sobre sobrevida em crianças no Brasil, especialmente no nordeste. Objetivos: Estimar a sobrevida, fatores de risco para mortalidade e resposta à terapia antirretroviral (TARV), assim como comparar crianças com acesso precoce e tardio ao acompanhamento em um serviço de referência em Salvador, Brasil. Materiais e Métodos: Seguimos 245 crianças com infecção por transmissão vertical admitidas entre 2002-2014. Usamos curvas de Kaplan Meyer com teste de log-rank para descrever e comparar as diferenças, e Regressão de Cox para análise multivariada. Resultados: O tempo total de seguimento foi de 1584.4 pessoas/ano. A sobrevida geral foi de 83,9%. A taxa de mortalidade foi de 1,7 por 100 pessoas/ano. Pneumonia e sepses foram as principais causas de óbito. Estiveram associados à mortalidade na análise bivariada: sexo masculino, carga viral (CV) > 100.000 cópias/ml, imunossupressão severa, sintomatologia moderada/severa e história de infecção oportunista. Apenas sintomatologia permaneceu associada na análise multivariada (p=0,03). Não houve diferença na mortalidade entre os grupos de acesso precoce e tardio. No total, 217 pacientes receberam TARV; 192 tinham CV recente, dos quais 116 (59.8%) tinham CV < 400 cópias/ml. Variáveis associadas com falha terapêutica foram: CV≥100000 cópias/ml, menos imunossupressão, idade < 12 meses à admissão e idade < 3 anos ao início da TARV. Conclusões: Ainda temos uma taxa de mortalidade alta se comparada com países desenvolvidos. Embora acesso precoce não tenha impactado na mortalidade, detectamos uma tendência a favor de tratamento precoce como fator de proteção contra mortalidade. Precisamos incrementar adesão ao serviço e ao tratamento e melhores drogas para otimizar sobreviva e resposta virológica ao tratamento.
Palavras-chave: Crianças
HIV
Sobrevida
CNPq: Medicina 1
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Medicina em Saude
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24105
Data do documento: 25-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CYNTHIA-PPGMS-17-07-REV-Silvana.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.