Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23675
Tipo: Dissertação
Título: Qualidade percebida da educação à distância: a influência do papel dos tutores e professores e da estrutura da Universidade Aberta do Brasil
Autor(es): Silva, Daniella Barbosa
Autor(es): Silva, Daniella Barbosa
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar a configuração e o significado do envolvimento dos tutores, professores e da estrutura da rede de ensino a distância em função da percepção da qualidade do ensino ofertado pela Universidade do Estado da Bahia, através da Universidade Aberta do Brasil no polo de Feira de Santana/BA. Os objetivos específicos definidos foram atingidos mediante realização de pesquisa exploratória, pesquisa de campo e análise dos dados, através de abordagem quantitativa associada à abordagem qualitativa, com aplicação de questionário aos estudantes e realização de entrevistas não estruturadas com profissionais atuantes no referido polo. As quatro hipóteses consideradas foram ancoradas nas relações entre o envolvimento dos tutores, professores e estrutura de apoio à rede com a percepção da qualidade do ensino e foram comprovadas, mas através de análise estatística ficou evidenciado que das três dimensões citadas e consideradas por esta investigação, a estrutura de apoio à rede de ensino a distância foi avaliada como a que mais influencia a qualidade percebida do ensino, fato que encontrou comprovação também através da análise qualitativa dos dados do questionário e das entrevistas.
ABSTRACT This research had as main objective to analyze the setting and the significance of the involvement of tutors, teachers and the structure of the school system the distance due to the perception of the quality of education offered by the Bahia State University through the Open University of Brazil on pole Feira de Santana / BA. The defined specific objectives have been achieved by conducting exploratory research, field research and data analysis through quantitative approach associated with qualitative approach with a questionnaire to students and conducting unstructured interviews with professionals working in that pole. The four assumptions were anchored in relations between the involvement of tutors, teachers and support the network structure with the perception of the quality of teaching and have been proven, but through statistical analysis evidenced that the three dimensions mentioned and considered by this investigation, the support structure for distance education network was assessed as the most influence on the perceived quality of teaching, a fact that also found evidence through qualitative analysis of data collected through questionnaires and interviews.
Palavras-chave: Universidade Aberta do Brasil-Ensino à distância-Feira de Santana (BA)
Ensino à distância-Professores-Eficácia no ensino
Aprendizagem-Ambientes virtuais compartilhados
Tecnologia da informação
Educação à distância
Qualidade
Expectativas
Tutores
Professores
Estrutura
País: brasil
Sigla da Instituição: EAUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23675
Data do documento: 26-Jul-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniella Barbosa Silva.pdf18,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.