DSpace

RI UFBA >
Instituto de Biologia >
Programa de Pós Graduação em Diversidade Animal (PPGDA) >
Livros e Capítulos (PPGDA) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23672

Title: Guia ilustrado das abelhas "Sem Ferrão" das reservas Amanã e Mamirauá, Amazonas, Brasil (Hymenoptera, Apidae, Meliponini)
Authors: Oliveria, Favízia Freitas de
Richers, Bárbara Tadzia Trautman
Silva, Jacson Rodrigues da
Farias, Rinéias Cunha
Matos, Tércio Alves de Lima
Keywords: Abelhas sem ferrão - Guias e manuais;Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá;Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã;Abelhas sem ferrão - Amazônia
Issue Date: 2013
Publisher: IDSM
Abstract: Inicialmente criada como Estação Ecológica, Mamirauá é a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável brasileira e tem como principal objetivo a sustentabilidade e a convivência harmônica entreos homens e o manejo dos recursos naturais. Não há local melhor para o uso deste Guia Ilustrado das Abelhas–sem-ferrão das Reservas Amanã e Mamirauá do que em uma região com estas características. Um dos aspectos importantes para manejo e uso sustentável de áreas naturais é o conhecimento sobre os polinizadores locais. Entre eles estão as abelhas sociais nativas (os Meliponini), muito abundantes e diversos, que contribuem não somente com a manutenção da biodiversidade, mas também com a produção de alimentos. Além disso, essas abelhas produzem um mel de excelente qualidade, muito apreciado pelas populações ribeirinhas. O Guia Ilustrado das Abelhas–sem-ferrão das Reservas Amanã e Mamirauá é uma obra necessária e que preenche uma lacuna no conhecimento da biodiversidade regional. Ricamente ilustrado e com informações importantes sobre o manejo, baseadas no conhecimento dos autores e da população regional, o guia é essencial para o desenvolvimento da criação e o uso sustentável de abelhas sem ferrão (meliponicultura) nesta reserva e em toda a Amazônia. Algumas perguntas que o guia responde são: como se chama esta abelha? o que sabemos sobre ela? quem cria? que flores visita? onde nidifica? onde é encontrada? como identificá-la? As abelhas foram coletadas, identificadas, fotografadas e uma descrição minuciosa sobre elas é apresentada. Uma vez sabendo o nome da abelha é possível buscar informações sobre ela. Um plano de manejo e uso sustentável pode ser o próximo passo. Os autores realizaram uma combinação feliz de atividades necessárias nesta década da biodiversidade, principalmente no bioma amazônico. É uma obra que deve ser compartilhada e servir como referência para outras iniciativas semelhantes.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23672
ISBN: 978-85-88758-27-8
Appears in Collections:Livros e Capítulos (PPGDA)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Guia Ilustrado das Abelhas “Sem-Ferrão” das Reservas Amanã e Mamirauá, Brasil.pdf18.71 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA