Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23248
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Associação entre proteína C reativa e cofatores da síndrome metabólica em uma amostra de afrodescendentes do estado da Bahia
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Santos, Luama Araújo dos
Lima, Claubert Radamés Oliveira Coutinho de
Lemaire, Denise Carneiro
Rios, Domingos Lázaro Souza
Araújo, Edilene Maria Queiroz
Autor(es): Santos, Luama Araújo dos
Lima, Claubert Radamés Oliveira Coutinho de
Lemaire, Denise Carneiro
Rios, Domingos Lázaro Souza
Araújo, Edilene Maria Queiroz
Abstract: Introdução: a Síndrome Metabólica é um transtorno complexo de alta prevalência mundial. Acredita-se que sua gênese baseia-se na resistência à insulina, a qual tende a favorecer a instalação de processos inflamatórios crônicos, e elevar o risco cardiovascular. Este quadro estimula a secreção de citocinas proinflamatórias que podem estimular a produção de Proteína C Reativa (PCR) no fígado. A PCR constitui um importante marcador inflamatório e é um forte preditor de risco cardiovascular. Metodologia: a coleta de dados foi realizada no Centro de Estudos e Atendimento Dietoterápico (CEAD) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) entre os meses de abril de 2013 e novembro de 2014. Foram analisados 198 indivíduos Afro-brasileiros de ambos os sexos, portadores de síndrome metabólica (definidos segundo IDF), com idade igual ou superior a 20 anos. Foram aferidas medidas antropométricas (circunferências da cintura e abdominal, peso e altura) e realizadas dosagens bioquímicas séricas (perfil glicêmico, perfil lipídico, e PCR) e aferição da pressão arterial e bioimpedância. Resultados: os níveis séricos de PCR foram significativamente associados às medidas da circunferência abdominal (CA) (p < 0,001) e da cintura (CC) (p < 0,001), bem como à resistência à insulina (RI) (p < 0,001) e aos níveis de pressão arterial diastólica (PAD) (p = 0,016). Houve associação positiva e significante entre os níveis de PCR com o Índice de Massa Corpórea (IMC) (p < 0,001) e o percentual de gordura corporal avaliado por bioimpedância (p < 0,001). Conclusão: este estudo confirma, em indivíduos Afro-brasileiros portadores de SM, a associação significante entre os níveis séricos de PCR e CC, CA, RI, PAD, IMC e percentual de gordura corporal.
Palavras-chave: Proteína C – Reativa
Síndrome Metabólica
Afro-brasileiros
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 14, n. 3, p. 298-302, set./dez. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23248
Data do documento: Set-2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.