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Title: Emprego do Mammo II Phantom RS 750 no processo de ensino aprendizagem da compressão mamográfica – estudo piloto
Other Titles: Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Authors: Coelho, Juliane Campos
Coelho, Julita Maria Freitas
Amorim, Kelly Nascimento
Monção, Mauricio Mitsuo
Keywords: Mamografia.;Compressão mamográfica.;Radiologia.
Issue Date: Jan-2015
Publisher: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citation: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 14, n. 1, p. 42-46, jan./abr. 2015.
Abstract: Introdução: Através do exame de mamografia é possível a obtenção do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para tanto, deve-se garantir a produção de imagens com alto padrão de qualidade. Entre as técnicas mamográficas, destaca-se a aplicação da compressão dos tecidos das mamas no mamógrafo, logo, faz-se necessário a produção de subsídios para sua correta aplicação pelos profissionais das técnicas radiológicas. Objetivo: Realizar um estudo piloto com o simulador Mammo II Phantom RS750, a fim de avaliar a viabilidade deste como um recurso no processo ensino aprendizagem da compressão mamográfica. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto de caráter experimental, onde foram simuladas técnicas básicas de posicionamento mamográfico empregando o simulador Mammo II Phantom RS750 em um mamógrafo modelo Mammomat 3000 Nova-Siemens. Resultados: As simulações nos posicionamentos crânio caudal e médio lateral oblíqua demonstraram a relação existente entre a compressão aplicada em kilogramas de força (Kgf), diminuição da espessura obtida no simulador e redução das doses de radiação X. Os valores para a quilovoltagem (kV), produto da miliamperagem (mA) pelo tempo de exposição (s) e melhor combinação alvo/ filtro foram demonstrados pelo sistema de controle automático de exposição (CAE) do equipamento mamógrafo. Conclusão: Mesmo havendo dificuldades quanto ao posicionamento ideal do simulador e tendo em vista que não há uma padronização da compressão, este estudo demonstrou que o simulador Mammo II Phantom RS750 poderá ser uma ferramenta de implementação ou complementação para ensino e aprendizagem da compressão mamográfica.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23211
ISSN: 2236-5222
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