Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23112
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comparação entre os exercícios baseados no pilates solo versus exercício resistido sobre a marcha e equilíbrio do idoso
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Pestana, Manuella Castro Silva
Pestana, Vitor Silva
Pestana, Adesilda Maria Silva
Schinoni, Maria Isabel
Autor(es): Pestana, Manuella Castro Silva
Pestana, Vitor Silva
Pestana, Adesilda Maria Silva
Schinoni, Maria Isabel
Abstract: Introdução: O processo de envelhecimento é um fenômeno biológico, universal, comum a todos os seres humanos. Em consequência da transição epidemiológica brasileira, atualmente a população de risco é senescente e cursa com doenças crônicas. A queda é considerada um marcador de declínio funcional e geralmente ocorre em consequência de alterações próprias do envelhecimento, como o comprometimento do equilíbrio postural e a marcha do idoso. Sendo assim, os objetivos do estudo foram o de Objetivo: verificar e comparar os efeitos sobre a marcha e o equilíbrio de idosos após intervenção, utilizando dois protocolos de exercícios diferentes. Metodologia: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, em que os participantes foram divididos por meio de sorteio em dois grupos – o grupo experimental (grupo Pilates-GP) e o grupo controle ativo (grupo resistido-GR). As variáveis independentes ativas estudadas foram o pilates solo e o exercício resistido e as variáveis independentes atributivas corresponderam a sexo, idade, equilíbrio e marcha. A análise estatística utilizada baseou-se em testes não paramétricos de Wilcoxon e, para verificar a normalidade entre as variáveis, foi utilizado o teste KS. Resultados: Todos os dados foram analisados pelo programa SPSS, versão 17.0; a probabilidade do valor inferior a 5% (p< 0,05) foi considerada estatisticamente significante. A amostra foi constituída por 78 idosos com idade mediana de 69 anos, sendo 89,7% do sexo feminino e 10,3% do sexo masculino. Os escores da marcha e do equilíbrio, após a intervenção com os dois protocolos diferentes, foram estatisticamente significantes, demonstrando que as duas técnicas podem ser aplicadas quando se objetiva melhorar o desempenho funcional em idosos.Conclusão: Não houve, portanto, diferença entre os dois protocolos, sugerindo desta forma que, ao manter a metodologia do presente estudo, os resultados serão os mesmos.
Palavras-chave: Terapia por exercício
Idoso
Equilíbrio
Marcha
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v.12, especial, p.441-448, dez.2013
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23112
Data do documento: Dez-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6_v.12_esp..pdf590,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.