DSpace

RI UFBA >
Instituto de Matemática >
Doutorado Multiinstitucional de Pós-graduação em Ciência da Computação (DMCC) >
Teses de Doutorado (DMCC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23048

Title: Sistematizando o desenvolvimento de transformações modelo a modelo em uma abordagem dirigida a modelo
Authors: Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães
???metadata.dc.contributor.advisor???: Andrade, Aline Maria Santos
Keywords: linguagens de modelagem;transformações de modelos;processo de desenvolvimento de transformação;perfil UML para transformação
Issue Date: 16-Jun-2017
Abstract: No contexto do Desenvolvimento Dirigido a Modelos (DDM), transformações de modelos são softwares que recebem modelos de entrada e geram modelos de saída de acordo com um conjunto de regras de transformações que especificam como modelos escritos em linguagens fonte são transformados em modelos escritos em linguagens alvo. A especificação de uma transformação é feita entre metamodelos das linguagens de modelagem fonte e alvo, que definem domínios de aplicação, tal que qualquer transformação entre modelos que são instâncias dos metamodelos envolvidos seja gerada. Mostramos com esse trabalho que o desenvolvimento de transformações de modelos pode ser facilitado através do desenvolvimento dirigido a modelos e, consequentemente, acreditamos que este é um passo importante para uma possível expansão do uso da DDM na indústria de software.
Um processo DDM pode ser utilizado neste contexto trazendo as vantagens desta abordagem ao desenvolvimento de transforma¸c˜oes de modelos. Neste sentido, uma transforma¸c˜ao pode tamb´em ser gerada atrav´es de transforma¸c˜oes de modelos e uma linguagem espec´ıfica deste dom´ınio ´e requerida. Muitos dos trabalhos encontrados na literatura seguem nesta dire¸c˜ao bem como a nossa proposta. Considerando estes aspectos esta tese prop˜oe um framework chamado MDTD (Model Driven Transformation Development), na abordagem dirigida a modelos, com um perfil UML para modelagem de transforma¸c˜oes e um processo de desenvolvimento de transforma¸c˜oes que considera todo o seu ciclo de vida. O framework MDTD sistematiza a constru¸c˜ao de transforma¸c˜oes atrav´es de um processo iterativo e incremental que conduz o desenvolvimento da transforma¸c˜ao desde a especifica¸c˜ao dos requisitos at´e `a codifica¸c˜ao da transforma¸c˜ao, em que modelos de transforma¸c˜ao de modelos s˜ao constru´ıdos em alto n´ıvel de abstra¸c˜ao e transformados de forma (semi) autom´atica em modelos menos abstratos at´e a gera¸c˜ao do c´odigo da transforma¸c˜ao. Com este framework, foi poss´ıvel (semi) automatizar o processo por uma cadeia de transforma¸c˜oes que gera modelos de transforma¸c˜oes nos diversos n´ıveis de abstra¸c˜ao at´e o c´odigo nas linguagens ATL e QVT, que s˜ao espec´ıficas para programa¸c˜ao de transforma¸c˜oes, al´em de poder ser executado em ambiente Eclipse sem demandar o uso de ferramentas propriet´arias. O framework foi avaliado atrav´es de estudo de caso e experimento controlado e os resultados evidenciaram que pessoas com diferentes n´ıveis de conhecimento em DDM e sem experiˆencia em linguagens de transforma¸c˜ao desenvolveram transforma¸c˜oes atrav´es do framework MDTD e tiveram o código executavel gerado, evidenciando assim a eficácia da proposta.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23048
Appears in Collections:Teses de Doutorado (DMCC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MDTD_Tese (definitiva) (1).pdf5.35 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA