Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22565
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Daquestes putos que S'Andan fodendo: estudo sobre a conceptualização da relação entre homens em cantigas de escárnio e maldizer
Autor(es): Santos, Deivid Borges
Autor(es): Santos, Deivid Borges
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da conceptualização da relação sexual entre homens em cantigas de escárnio e maldizer galego-portuguesas. Examinam-se textos medievais satíricos pertencentes à poesia galego-portuguesa para analisar e compreender os domínios cognitivos utilizados na construção dos significados acerca da sodomia, em textos medievais que compõem os corpora editados e presentes no Projeto Littera, edição, atualização e preservação do patrimônio literário medieval português. Os pressupostos teórico-metodológicos encontram-se embasados pela Linguística Cognitiva, mais precisamente, na Semântica Cognitiva, partindo do trabalho seminal de Lakoff e Johnson (2002 [1980]) até autores mais contemporâneos, como Feltes (2007). Tal proposta teórica defende que o pensamento humano é organizado de forma metafórica (base para a Teoria da Metáfora Conceptual). O significado é, então, construído e interpretado com base no experiencialismo e na mente corporificada. Estabelece-se diálogo, também, com a Linguística Histórica, a partir da perspectiva desenvolvida por Mattos e Silva (2008), em que se consideram fatores sociais, cumprindo uma das premissas da Linguística Cognitiva que é a perspectiva interdisciplinar. É aplicada, no estudo, uma abordagem de cunho qualitativo, de natureza bibliográfica, descritiva e interpretativa. Após as etapas metodológicas, como a pesquisa, leitura e seleção das cantigas nos corpora do site do projeto Littera, realizou-se uma revisão da literatura sobre a Linguística e a Semântica Cognitivas e da literatura atinente à História Medieval e a Linguística Histórica, para buscar contribuições que permitissem as elaborações acerca da conceptualização da sodomia no corpus escolhido. Com o estudo do corpus, verifica-se que encontram-se metáforas, metonímias e esquemas imagéticos atribuídos a modelos cognitivos idealizados que, de forma geral, correspondem à conceptualização sempre negativa da homossexualidade como doença ou causa de doenças, entre outras possibilidades.
Palavras-chave: Idade Média
Homessexualidade
Cantigas de escárnio e maldizer
Linguística cognitiva
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22565
Data do documento: 23-Mai-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC COMPLETO VERSÃO BIBILIOTECA.pdf855,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.