Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21925
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Retalhos, Linhas e Agulhas: Compreendendo o Tecido Organizacional e os Desafios de uma Cooperativa de Costureiras
Autor(es): Rigo, Ariádne Scalfoni
Santos, Leidimar Cândida dos
Ferreira, Luciana Carvalho de Mesquita
Autor(es): Rigo, Ariádne Scalfoni
Santos, Leidimar Cândida dos
Ferreira, Luciana Carvalho de Mesquita
Abstract: Fruto da ocupação desordenada, uma comunidade no subúrbio de Salvador/BA compartilha diversos problemas sociais e econômicos comuns a estes territórios. Um grupo de costureiras e sua formalização em uma cooperativa é uma dentre tantas iniciativas de buscar melhores condições de vida das populações de baixa renda. No entanto, a constituição da cooperativa, a profissionalização dos membros e a capacitação para gestão, ao longo do processo de Incubação especializado em empreendimentos solidários não se deu sem desafios e erros. Este caso para ensino apresenta a história do grupo de costureiras e do processo de constituição de uma cooperativa. Nele, destacamos algumas especificidades da sua gestão e uma série de eventos que se tornaram críticos ao longo do processo. As possibilidades de análise deste caso são múltiplas, contemplando assuntos como liderança, marketing e aprendizagem organizacional. No entanto, propomos sua análise sobre as iniciativas de intervenção externas em territórios empobrecidos no âmbito da gestão social e da economia solidária. Este processo é comumente designado incubação em economia solidária.
Palavras-chave: Cooperativa
Incubação de Cooperativas
Gestão de Cooperativas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21925
Data do documento: Out-2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.