Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21551
Tipo: Dissertação
Título: Petrografia, Litogeoquímica e Geocronologia das Rochas Gnáissicas-Migmatíticas do Extremo Norte do Cinturão Salvador-Esplanada
Autor(es): Almeida Junior, Marcus Vinicius Costa
Autor(es): Almeida Junior, Marcus Vinicius Costa
Abstract: A área de estudo localiza-se na porção extremo norte do Cinturão Salvador-Esplanada, nas porções Sul do estado de Sergipe e norte do estado da Bahia, Brasil. A partir do mapeamento geológico atrelado aos estudos prévios na escala 1:250.000, delimitou-se três unidades gnáissicas-migmatíticas com intercalações de encraves e diques máficos, objetos de estudo, denominados APPg1, APPg2, APPg3. Macroscopicamente e petrograficamente, as unidades se assemelham e, a partir das suas paragêneses minerais, foi possível inferir a ocorrência de processos metamórficos de médio a alto grau, além de retrometamorfismo. Geoquimicamente, foram observadas características bem particulares a cada unidade, no que diz respeito a elementos maiores, traço e terras raras, sugerindo, porém, de maneira geral, rochas que, por apresentarem graus elevados de alteração – migmatização -, sofreram contaminação por assimilação crustal quando das suas colocações. São rochas de ambiente tectônico sin-colisional a arco-vulcânico, com ocorrências ainda que remontam a ambiente pós-Colisional, possivelmente de zonas crustais profundas, com origem associada a granitos do tipo-I e do tipo-S. A partir das datações realizadas, com idade de cristalização das rochas variando de 2072 ± 07 Ma a 2202 ± 42 Ma, sugere-se que o Cinturão Salvador-Esplanada seja um dos membros do Cinturão Itabuna-Salvador-Curaçá; entretanto, novos estudos petroquímicos são necessários para uma confirmação mais conclusiva.
Palavras-chave: Cinturão Salvador-Esplanada
Metamorfismo
Petrologia
Geocronologia
CNPq: Petrologia, Metalogênese e Exploração Mineral
País: Brasil
Sigla da Instituição: PGGEOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Geologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21551
Data do documento: 20-Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PGGEOLOGIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação MSC - Marcus Vinicius C. Almeida Jr..pdf5,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.