Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21373
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Probabilidade de ansiedade e depressão em médicos residentes no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos.
Autor(es): Agrelli, Edda Giuliana Fernandes Rêgo
Autor(es): Agrelli, Edda Giuliana Fernandes Rêgo
Abstract: Os transtornos da ansiedade abrangem um grupo de transtornos mentais nas quais o sujeito monta respostas disfuncionais para qualquer ação que venha a provocar ansiedade. O transtorno depressivo maior ocorre quando o indivíduo refere um episódio de humor deprimido durante no mínimo duas semanas. Situações de estresse vivenciadas no período da residência médica podem desencadear transtornos de ansiedade e depressivo maior, tendo como consequência comum o comprometimento da funcionalidade do indivíduo. O presente trabalho tem como objetivo geral indicar a frequência de médicos com prováveis transtornos da ansiedade e depressão maior entre os residentes do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (CHUPES), Salvador-BA. Constitui estudo de corte transversal, abrangendo uma amostra de 113 médicos residentes do 1º, 2º e 3º anos no ano de 2014. Os indivíduos responderam à “Escala HAD – Avaliação do nível de ansiedade e depressão”, que consiste em 14 perguntas: 7 direcionadas para a ansiedade e 7 direcionadas para a depressão, sendo considerados apenas os escores obtidos entre 9 e 21 pontos (possível e provável) como indicadores de ansiedade e depressão. Os dados coletados foram armazenados e analisados em um banco de dados construído com o SPSS 21.0 para Windows. Foi anexado junto à escala HAD o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), garantindo ao participante sigilo quanto à sua identificação e a liberdade para deixar de participar do estudo em questão se assim o desejar. Foi encontrada uma maior frequência de ansiedade (42,5%) sobre depressão (15,9%). Não foi encontrada variação estatisticamente significante dos níveis de ansiedade e depressão com o decorrer dos anos da residência (P = 0,54). Foi encontrada associação entre as variáveis ansiedade e depressão. Não foi encontrada diferença significante dos valores de ansiedade e depressão entre as especialidades clínicas e cirúrgicas (P = 0,982).
Palavras-chave: Probabilidade de ansiedade
Probabilidade de depressão
Residência médica
Residentes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21373
Data do documento: 8-Fev-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edda Giuliana Fernandes Rego Agrelli.pdf569,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.